Morre mais um brasileiro que foi para a guerra da Ucrânia defender Zelensk

 

Um jovem de Ourinhos (SP) foi morto por tropas russas na guerra na Ucrânia, na quinta-feira (8), conforme a família dele. Rafael Oliveira Bueno de Camargo, de 22 anos, estava no país do leste europeu para defender a Ucrânia contra os russos.

Segundo a mãe de Rafael, o jovem se alistou como voluntário junto às forças armadas ucranianas em setembro de 2024 para lutar contra a Rússia.

Rafael mentiu para a família que ia para a França. A informação da morte dele foi confirmada por seus colegas combatentes depois que a família viu um post nas redes sociais com uma foto dele e a legenda “rest in peace”.

O desejo de servir ao Exército veio só na adolescência. “Ele tinha essa vontade, mas como começou a namorar, achávamos que tinha desistido. Para servir, precisaria ficar muito tempo longe da namorada e da família”, conta a mãe. Com o fim da relação, ele novamente manifestou a vontade de ser combatente.

A família não descobriu da morte de Rafael de forma oficial, e sim, por meio de um post nas redes sociais. “Vimos no Instagram de um dos meninos que estava com ele um post com uma foto dele com o Rafael escrito ‘RIP hermano’. Quando minha filha me mostrou, falei que ele tinha morrido.”

Pelo menos 12 brasileiros que lutavam como voluntário pela Ucrânia no conflito contra a Rússia morreram ou estão desaparecidos.

Com dificuldades de mobilização da população e prestes a recrutar homens de 18 anos para o combate, a Ucrânia tem dependido de combatentes estrangeiros para tentar conter o sólido avanço das tropas de Putin, especialmente nas regiões de Kursk e Donetsk.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *