Alagoas registra mais de 14 mil casos de acidentes com escorpiões; Confira orientações

 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) orienta sobre os cuidados necessários para evitar e tratar acidentes envolvendo escorpiões, animais que podem representar risco à saúde, especialmente para crianças e idosos.

De acordo com o coordenador do Programa Estadual de Controle de Zoonose, Clarício Bugarin, os escorpiões preferem ambientes escuros e úmidos, como quintais, jardins, ralos e caixas de esgoto. Para prevenir acidentes, ele recomenda manter esses locais limpos e livres de entulhos, folhas secas e lixo. A vedação de ralos e caixas de esgoto, assim como a colocação de soleiras nas portas, também são medidas importantes.

Além disso, Bugarin destaca a importância de verificar roupas e calçados antes de usá-los e de manter berços e camas afastados das paredes. Como os escorpiões buscam locais escuros e úmidos, é comum que eles se escondam dentro de calçados, aumentando o risco de acidentes.

Em Alagoas, os tipos de escorpiões mais comuns são o T. serrulatus e o T. Stigmurus (escorpião amarelo), este último considerado menos perigoso, mas que ainda assim representa risco, principalmente para as faixas etárias mais vulneráveis.

Dados

Em relação aos números de acidentes, os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) indicam que em 2023 foram registrados 15.013 acidentes com escorpiões, sem vítimas fatais, enquanto em 2024 já foram notificados 14.975 casos, também sem óbitos.

Em caso de acidente, o que fazer?

Em caso de acidente, é fundamental procurar uma unidade de saúde próxima. Se possível, o escorpião deve ser capturado e levado junto para identificação, o que ajudará no tratamento adequado. Crianças menores de sete anos têm maior risco de complicações, como vômito e diarreia, especialmente em caso de picadas por escorpiões amarelos, o que pode exigir a aplicação do soro antiescorpiônico.

O tratamento com o soro antiescorpiônico está disponível em diversos hospitais e unidades de saúde em Alagoas, como nas UPAs de Maceió (Galba Novaes e Jacintinho), em Arapiraca (Hospital de Emergência do Agreste), entre outros. Abaixo estão os locais onde o soro está disponível:

– Maceió: UPA Galba Novaes, UPA Jacintinho, Hospital Escola Dr. Hélvio Auto

– Arapiraca: Hospital de Emergência do Agreste

– Coruripe: UPA Coruripe

– Delmiro Gouveia: Hospital Regional do Alto Sertão

– Santana do Ipanema: Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo

– União dos Palmares: Hospital Regional da Mata

– Palmeira dos Índios: UPA Palmeira

– Piranhas: Unidade Mista de Saúde Senador Afonso de Farias Melo

– Penedo: UPA Penedo

– Pão de Açúcar: Unidade Mista Dr. Djalma Gonçalves

– Maragogi: UPA Maragogi

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *