Foi um momento de grande emoção para Adaysa e seus familiares, que não esperavam por essa notícia. Ela fala do alívio de saber que teria o tratamento assegurado. “Essa síndrome causa pressão alta descompensada, artrose, osteoporose, fraqueza nas pernas, perda de movimentos. Hoje estou aqui no TFD da Sesau e, graças a Deus, consegui essa ajuda de custo para me tratar em São Paulo. Agora sinto que tenho uma chance real de recuperar minha saúde e voltar à minha vida normal. Estou muito grata pelo apoio do Estado”, afirmou Adaysa.
“Vocês não imaginam o impacto que essa notícia causou. Quando soube que teria o tratamento assegurado, Adaysa me ligou chorando muito de alegria, a mãe também. As pessoas na cidade estão comemorando. Vão ter um natal muito feliz com essa notícia”, testemunhou a amiga Quel Lira.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o programa vai garantir o suporte completo para a paciente. “Serão custeadas as passagens aéreas; será fornecida uma ajuda de custo para a estadia e alimentação. A Sesau também tratou da organização do agendamento das consultas e do procedimento cirúrgico, em parceria com a unidade de saúde paulista”, explicou.
A Sesau reforça que o TFD é uma medida essencial para atender casos que não podem ser tratados em Alagoas, garantindo que pacientes tenham acesso aos melhores tratamentos disponíveis no país. “Nosso compromisso é com a saúde e dignidade da população alagoana, e Adaysa é mais um exemplo de como podemos transformar vidas”, concluiu o secretário Gustavo Pontes de Miranda.
TFD
O TFD é o serviço que possibilita o deslocamento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para outro Estado, visando de buscar a cura de uma doença que não dispõe de atendimento terapêutico em Alagoas. Oferecido pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde (MS) e do Governo do Estado, através da Sesau, seu objetivo é assegurar a assistência integral para os alagoanos.