Rede estadual conquista 78 medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática
A rede estadual de ensino de Alagoas teve 78 medalhas na edição 2024 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Destes 78 estudantes, 22 conquistaram medalhas tanto na esfera estadual como na nacional – nesta última, competindo com alunos de todo o Brasil.
Destas 78 medalhas, 6 são de ouro, 18, de prata, e 54, de bronze. Já as 22 medalhas da esfera nacional consistem em 3 ouros, 6 pratas e 13 bronzes. Quando somados às 178 Menções Honrosas a nível nacional, o número de premiados da rede estadual sobe para 256.
Ao todo, Alagoas teve 62 medalhas na esfera nacional da olimpíada – 9 ouros, 14 pratas e 39 bronzes – quando somadas as conquistas de escolas estaduais, municipais, privadas e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Quando se contabiliza os melhores desempenhos a nível estadual, Alagoas totaliza 287 medalhas. A rede estadual conta com 35% dos medalhistas a nível nacional e 27% dos medalhistas na esfera estadual.
O coordenador estadual da OBMEP, Adelailson Peixoto, diz que este é o melhor desempenho do estado em 19 edições da olimpíada. “Batemos recorde de medalhas de ouro, nove ao total, os quais competiram com 18 milhões de alunos no Brasil inteiro. Também tivemos recordes de pratas, bronzes e Menções Honrosas. Vale ressaltar que mais de 80% dos nossos municípios tiveram pelo menos um estudante premiado, mostrando que a matemática tem sido melhor absorvida em praticamente todo o estado”, observa Adelailson, professor do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Medalhistas de ouro
A rede estadual teve seis medalhistas de ouro: Lília Fernanda Sousa Costa, do Colégio Tiradentes da Polícia Militar – Unidade Agreste, de Arapiraca, ouro nacional e estadual; Amon Chalegre, da Escola Estadual Moreira e Silva, de Maceió, ouro nacional e estadual; Nicolas Lopes de Araújo, Escola Estadual Onélia Campelo, de Maceió, ouro estadual e nacional; Adryan Gabriel Barbosa, ouro estadual e prata nacional com a Escola Estadual Padre Cabral, de Maceió; Alexandre Domingues, ouro estadual e prata nacional com a Escola Estadual Professora Irene Garrido, de Maceió e Pedro Vasconcelos Neves, ouro estadual e prata nacional com a Escola Estadual Ovídio Edgar de Albuquerque, também de Maceió.
Oportunidade
Os 62 medalhistas da esfera nacional da OBMEP em Alagoas receberão bolsas do Programa de Iniciação Científica Jr da OBMEP, o PIC. “Além disso, os medalhistas que tiverem concluído o ensino médio em 2024 poderão pleitear vagas no bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, o IMPA, que funciona no Rio de Janeiro e oferta 80% de suas vagas aos medalhistas da OBMEP. As inscrições estão abertas até o dia 27 pelo
Escolas premiadas – kits e diplomas
1. Escola Estadual Rui Barbosa – Anadia;
2. Escola Estadual Adriano Jorge – Arapiraca;
3. Escola Estadual Dom Constantino Luers – Campo Alegre;
4. Escola Estadual Professor Edmilson de Vasconcelos Pontes – Maceió;
5. Escola Estadual Jornalista Raul Lima – Maceió;
6. Escola Estadual Manoel de Matos – Santana do Mundaú.