Palmeira dos Índios recebe 2° Encontro de Parteiras, Rezadeiras, Meizinheiras Indígenas e Quilombolas do NE

Dentro da programação dos 20 anos da Política Nacional Cultura Viva, o grupo indigena Wpyra Swpira foi contemplado na 5° colocação no Nordeste, no Prêmio Sérgio Mamberti, sendo certificado como Primeiro Ponto de Cultura Indigena no município de Palmeira dos Índios, em Alagoas.

“O projeto Magia da Terra em parceria com a AIGWS e outros parceiros tem a felicidade de realizar o II encontro de Parteiras, Benzedeira, Meizinheiras indígenas e Quilombolas, partilhar a grande roda de saberes que se faz necessário para tecer a grande rede de cuidados e políticas públicas que atenda as necessidades desse público muitas vezes invisibilizado nas suas dores. O encontro traz também dentro da roda segurança alimentar a partir da geração de renda comunitária, dentro desse território temos riqueza inestimável e o projeto Magia da Terra tem esse jeito de reunir mulheres e instituições e a comunidade para falar e dar voz às mulheres” enfatiza Koram Xucuru.

O grupo Indígena foi contemplado em 2023 no Prêmio Sérgio Mamberti dentro da Política Nacional Cultura Viva na Categoria Vovó Bernardina sendo assim reconhecido a Associação Indígena do Grupo Wpyra – Swpira como Ponto de Cultura em quinta colocação na região nordeste com a II Encontro das Parteiras, Rezadeiras e Meizinheiras Indígenas e Quilombolas.

Em 2018 o projeto iniciou a realização do Encontro de Parteiras, Benzedeiras, Mezinheiras Indígenas e Quilombolas. O evento tem como objetivo reunir mestras guardiãs do repasse de saberes e fazeres no campo da saúde coletiva, da vida, da cura, do cuidado com a natureza e o cuidado com a comunidade, o encontro é uma imersão de vivências em práticas integrativas e desafios na saúde, é um intercâmbio cultural e feitura em rede.

O Projeto Magia da Terra faz parte da Associação Indígena do Grupo Wpyra – Swpira Xucuru – Kariri da Mata da Cafurna, localizada em Palmeira dos Índios, em Alagoas, e tem como principal objetivo o fortalecimento da cultura e tradições indígenas. A associação foi criada em 2002 por um grupo de 10 famílias lideradas por mulheres com objetivo de fortalecer a medicina tradicional indígena e geração de renda na comunidade.

A coordenação é da Mestra Koram Xucuru-Kariri, mezinheira, ministra cursos e oficinas em Alagoas e outros estados brasileiros, multiplicando seus conhecimentos, ressaltando a importância da preservação e valorização desse saber como forma de afirmação da cultura e identidade indígena. E através do trabalho desenvolvido com as ervas tradicionais e terapias integrativas, acredita na cura por meio da alimentação e do uso das ervas como remédio. Cânticos, danças e arte também fazem parte desses ritos.Nos anos seguintes, por motivos financeiros e sanitários(em 2019 iniciou a pandemia de COVID-19) o evento não pode ser realizado. A segunda edição acontece em dezembro de 2024.

Duas das prioridades do projeto é registrar em formato de documentário o Encontro suas fazedoras tradicionais e organizar a Rede de Parteiras, Benzedeiras, Meizinheiras Indígenas e Quilombolas que são Guardiãs da cultura do repasse de saberes dos Povos Indigenas no cuidado a vida, fortalecimento da ancestralidade e cuidado ao meio ambiente.

PROGRAMAÇÃO

1° dia – 18/12, quarta-feira

15h – Chegada e acolhimento
18h às 19h – Acomodação e lanche
20h – Jantar

21h – Abertura com uma grande roda de Toré, partilhando quem sou eu, expectativas, utilizando o bastão das ervas.

2° dia – 19/12, quinta-feira

7:30h – Café da manhã
8:10h – Abertura roda de Toré e saída para o Recanto Paraíso
9h – Oficina Corpo que Fala: Pinturas Corporais – Banho de Ervas Medicinais
12h – Almoço
14h – Participar da Tenda de Cuidados partilhando saberes
17h – Encerramento

Realização: 20 Anos Cultura Viva, Ministério da Cultura e Grupo Indigena Wpyra Swpira
Memória, Produção e Comunicação: Projeto Magia da Terra e Keka Rabelo
Apoio: MOPS Alagoas, ANEPS Alagoas, UFAL, SESAI E FUNAI.

SERVIÇO
II Encontro das Parteiras, Rezadeiras e Meizinheiras Indígenas e Quilombolas
Data: 18 e 19 de Dezembro de 2024
Local: Mata da Cafurna, Palmeira dos Índios – AL
Nossas Redes: @aigws_ /@aigws2021/ @koram_xk / @magiadaterra_mt /@bureaucomunitario @kekarabelo_al
Pautas e Informações: 82 982203194/ 8299665474/ 82996628142

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *