SSP reforça policiamento em Alagoas durante a Operação Verão

 

Para garantir a segurança dos alagoanos e turistas, as forças policiais e de salvamento da Secretaria da Segurança Pública vão reforçar o policiamento durante a alta temporada no estado. A Operação Verão vai intensificar as atividades ostensivas para combate à criminalidade.

Atualmente, a Polícia Militar está empregando cerca de oito mil agentes na Região Metropolitana de Maceió, com um investimento de mais de R$ 1,5 milhão pelo Programa Força Tarefa. Entre a segunda quinzena de dezembro e o fim de fevereiro, o estado contará com 6.112 policiais.

As equipes do Batalhão de Polícia de Trânsito, do Batalhão Rodoviário e das unidades operacionais da capital e do interior também estarão intensificando as abordagens veiculares e o patrulhamento nos grandes polos comerciais, coibindo possíveis roubos e furtos nos centros de maior fluxo de compras.

Já a Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit) reforçará o policiamento em áreas turísticas e festas de prévias carnavalescas, com foco no combate a crimes contra o patrimônio e ao tráfico de drogas, além de patrulhamento orientado por estatísticas criminais. Os turistas também contam com atendimento contínuo e canais de emergência específicos.

“Equipes de proximidade do Programa Ronda no Bairro também atuarão nos três turnos para garantir tranquilidade na orla e nos pontos comerciais dos bairros atendidos. Na recepção de cruzeiros, eles estarão orientando os turistas com dicas de segurança e fazendo atendimento às necessidades com agentes bilíngues. Em janeiro, as guarnições implantarão o patrulhamento na faixa de areia com veículos 4×4”, explicou a SSP.

Ainda segundo o órgão, os policiais terão o suporte das equipes de videomonitoramento, realizado por meio de câmeras instaladas em postos estratégicos e nos totens, que possuem ainda um botão de emergência.

Para o secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva, as ações integradas ganharam um grande aliado com o novo videomonitoramento. “Ampliamos a nossa capacidade de ação contra todo tipo de crime, e a população fica ainda mais confiante no trabalho, já que, com câmeras de alta tecnologia, podemos nos antecipar e prender pessoas foragidas da Justiça graças à possibilidade de reconhecimento facial. Esse é só um dos equipamentos colocados à disposição dos alagoanos pela gestão que mais investe em Segurança Pública”.

SEGURANÇA NAS PRAIAS

Também na Operação Verão, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) atuará com medidas que visam proteger turistas e moradores do estado. O reforço no número de guarda-vidas será acompanhado de ações preventivas para evitar afogamentos e garantir a segurança dos banhistas, incluindo orientações sobre correntes de retorno e cuidados especiais com crianças.

“A prevenção de incêndios será outra frente importante, com foco especial na Zona da Mata, onde os incêndios florestais tendem a aumentar durante o verão. Com equipes capacitadas e prontas para agir, o Corpo de Bombeiros busca proteger a fauna, a flora e as comunidades locais, demonstrando compromisso com a segurança e o bem-estar em todo o estado”, informou o órgão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *