Verão e infecção urinária na mulher: como prevenir com a nutrição?
O verão está oficialmente chegando e nessa estação é mais comum alguns tipos de doença prevalecerem. Uma delas é o quadro de infecção urinária em mulheres e isso acontece pelo fato de ser um mês de férias, viagens e altas temperaturas, o que leva ao uso de biquínis com mais frequência e idas às em praias e piscinas também.
Tal fator pode levar ao acúmulo de bactérias no trato urinário feminino, comprometendo o equilíbrio da microbiota vaginal. Além disso, ocorre uma redução do consumo de água nesse período, atrelado a um risco maior de desidratação por conta da perda de líquidos pelo suor.
No entanto, algumas estratégias nutricionais podem ajudar a mulher nesse período, reduzindo o risco desse quadro de cistite. Uma delas é aumentar o consumo de suco natural de cranberry ou consumir a fruta in natura, pois ela é rica em componentes ativos capazes de aderir a parede bacteriana no trato urinário e destruir as bactérias patogênicas.
O consumo de água também é primordial, sendo indicado beber de 2 a 3 litros por dia. Para aqueles que tem dificuldade em bater a meta, a dica é associar a outros líquidos naturais, como água de coco, sucos e águas aromatizadas. Incluir chás com propriedades antioxidantes, como chá de gengibre, chá-verde e chás de frutas vermelhas também ajudam na prevenção da infecção urinária.
Por fim, usar probióticos em pó, como lactobacilos e bifidobactérias, no período que estiver com a infecção, uma vez que eles auxiliam no reequelíbrio da microbiota vaginal também é válido. Eles podem ajudar a prevenir a adesão, o crescimento e a colonização de bactérias uropatogênicas.