Foragido por ter matado idoso a golpes de facão é preso, em AL
Policiais civis do Núcleo de Investigação Especial da Diretoria Geral de Polícia Civil (NIESP), coordenados pelo delegado Sidney Tenório, capturaram um foragido da justiça de Alagoas, na tarde dessa quinta-feira (21). O homem, de 40 anos, era acusado de homicídio qualificado cometido em 16 de fevereiro de 2019, no sítio Furnas, zona rural de Arapiraca.
O crime teve como vítima um idoso de 68 anos, atacado com um facão. De acordo com o inquérito policial conduzido pela Delegacia de Homicídios de Arapiraca, a motivação do crime foi uma brincadeira feita pela vítima, que teria zombado do acusado. Enfurecido, o criminoso buscou um facão em casa e desferiu vários golpes contra o idoso, que praticamente teve a cabeça decapitada, além de sofrer ferimentos graves em várias partes do corpo.
Após o crime, o acusado fugiu e permaneceu foragido por quase cinco anos. Durante este período, segundo familiares, ele desenvolveu esquizofrenia e passou a ser acompanhado por psiquiatras no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Coruripe, além de fazer uso contínuo de medicamentos controlados.
A operação que resultou na captura contou com tecnologia avançada, incluindo o uso de drones para monitoramento do local. A residência onde o acusado morava com os pais, em Coruripe, foi cercada e, sem oferecer resistência, ele foi preso pelos policiais do NIESP. Após a prisão, foi conduzido à delegacia de Pindorama, onde os procedimentos legais foram realizados, e transferido para a Central de Polícia de Arapiraca. O criminoso agora aguarda a audiência de custódia.
O trabalho do NIESP já resultou na captura 136 criminosos em diversos estados do Brasil, reforçando o compromisso da polícia civil no combate à impunidade, especialmente em casos graves envolvendo vítimas vulneráveis. A população foi incentivada a colaborar com investigações por meio do Disque Denúncia 181.