Casos de maus-tratos contra animais são recorrentes em Palmeira dos Índios; população cobra atitude das autoridades
Por Luciano Cardeal – Jornalista
Casos envolvendo maus-tratos e abusos aos animais são frequentemente registrados em várias partes do Estado. Entretanto, n0s últimos meses, situações dessa natureza vem sendo recorrentes, sobretudo na cidade de Palmeira dos Índios, agreste de Alagoas.
Um dos casos recentes que repercutiu na cidade e região, ocorreu no dia 10 de novembro deste ano, quando um cavalo foi visto em condições deploráveis às margens da Lagoa do Juca Sampaio. Na ocasião, membros que atuam em causas de proteção aos animais em Palmeira gravaram um vídeo e que foi divulgado nas redes sociais informando que, naquele momento, foi feito o possível para ajudar o animal, porém, o bicho precisava de cuidados veterinário, ao passo que solicitavam ajuda e providência das autoridades competentes ao tipo do caso. Lamentavelmente, na última segunda-feira, 18, informações obtidas são de que o mesmo cavalo resgatado na Lagoa, infelizmente, não resistiu a situação em que se encontrava, pois seu caso era grave.
Ainda neste mês de novembro, outra situação similar foi registrada na quarta-feira, 20, quando outro cavalo foi encontrado por populares em péssimas condições físicas, em via pública da cidade. O animal havia sido abandonado em um terreno baldio e estava coberto por palhas, debaixo do sol escaldante; ele ainda apresentava sinais vitais, porém bastante debilitado e sem forças para se levantar.
Dentre outras situações de abuso e humilhação aos animais, outro caso que também chamou bastante anteção da imprensa local e do estado foi de um vídeo divulgado no último dia 11 de novembro, em que mostrava um carroceiro sendo flagrado arrastando um cachorro, preso à uma carroça. O homem foi identificado e prestou depoimento à polícia. Embora as informações foram de que o animal já estaria morto e que o carroceiro iria “dar um destino ao corpo”, o ato foi visto de forma negativa, pois, a ação arbitrária demonstrou uma atitude desapropriada ao lidar com cadaver, mesmo se tratando de uma animal irracional.
Atos de crueldade, abuso ou negligência que causam sofrimento físico ou emocional aos animais, acarretam em consequencias irreparáveis em suas vidas, pois, além de ocasionar dor, sofrimento e lesões físicas, também podem causar danos psicológicos.
Caso presencie alguma situação de maus-tratos, você pode realizar uma denúncia através do Disque Denúncia (181), contatar a Polícia Federal ou Estadual ou mesmo informar ao IBAMA.
Abandonar animais é crime, de acordo com a Lei nº 9.605/1998, que dispõe sobre crimes ambientais. A pena para quem comete esse crime é de 2 a 5 anos de prisão, multa e proibição de ter novos animais. A pena aumenta de um sexto a um terço se o animal morrer.