Rede estadual tem 37 medalhistas na Olimpíada Alagoana de Química
Secretária Roseane Vasconcelos e medalhistas | @ Alexandre Teixeira e Cortesia
A rede estadual de Alagoas teve 37 medalhistas na edição 2024 da Olimpíada Alagoana de Química (OALQ). Os premiados receberão suas medalhas em duas cerimônias: dia 21, em Arapiraca, no Colégio Tiradentes – Unidade Agreste e dia 2 de dezembro no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Maceió.
Quarenta e oito escolas estaduais participaram da edição 2024 da OALQ. Ao todo, 3.244 estudantes da rede estadual responderam às provas que, em todo o estado, mobilizaram 6.213 alunos de 94 escolas públicas e privadas nos últimos dias 30 e 31 de agosto. A rede estadual de ensino respondeu por mais de 50% do quantitativo de escolas e estudantes inscritos na olimpíada.
Dos 37 medalhistas, 4 são de ouro, 12 de prata e 21 de bronze. Quando comparada à edição 2023, a rede estadual teve 14 medalhas a mais, um crescimento de 61% de um ano para o outro. Ano passado, foram 23 medalhistas na OALQ, sendo três de ouro, seis de prata e 14 de bronze.
Conquista
No último dia 14, a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, recebeu três medalhistas da capital: Roberta Jamylle Martins, do Colégio Tiradentes Maceió; Gustavo Henrique Santos, da Escola Estadual Ovídio Edgar e Talita Bianca de Freitas, da Escola Estadual Pedro Teixeira, todos medalhistas de bronze.
Na ocasião, ela parabenizou os estudantes pela conquista. “Vocês estão de parabéns, pois obter medalha em uma olimpíada tão concorrida como esta não é fácil. Estendo meus cumprimentos aos seus professores, que os prepararam, e aos seus familiares que os apoiaram. O estudo transforma vidas e vocês estão no caminho certo”, frisou.
Os estudantes também falaram de suas conquistas. Para Talita, a experiência de receber a medalha foi “inexplicável”. Ela conta que, inicialmente, não pensava em participar da Olimpíada, mas o incentivo da direção da escola e do seu professor de Química foram fundamentais para que decidisse se inscrever. “Graças ao incentivo deles, eu consegui e agora estou vendo o resultado”, afirmou.
Já para Gustavo, a conquista do bronze é motivo de grande alegria e orgulho. “Estou muito feliz por ter chegado onde estou”, revelou o estudante, destacando o esforço e dedicação que o levaram até essa façanha.
Por outro lado, Roberta Jamylle tem mais de um motivo para comemorar: além do bronze da OALQ, ela foi ouro na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), e receberá as duas medalhas no dia 2 de dezembro.
“Minhas duas medalhas são consequência de muito esforço e estudo. Eu batalhei muito para conquistá-las “, destacou. Roberta ressalta que, para alcançar qualquer objetivo, a dedicação é essencial. “Se você quer realmente alcançar algo, precisa se dedicar para isso. Não há outro caminho”, concluiu.
Premiação
A premiação da OALQ acontece em dois momentos:
21/11 – Arapiraca, às 14hs no Colégio Tiradentes da Polícia Militar – Unidade Agreste, situado na Rua Rosalvo Eduardo, 145, Bom Sucesso.
02/12 – Maceió, às 18h no Instituto Federal de Alagoas, Auditório Oscar Sátyro, situado na Avenida dos Ferroviários, 530, Centro.
Na ocasião, também serão premiados os 62 medalhistas da rede estadual (32 ouros, 18 pratas e 12 bronzes) da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC).