Após as redes, esquerda tenta mobilizar as ruas contra a escala 6×1
Depois de se tornar um dos assuntos mais comentados nas redes sociais nesta semana, a esquerda tenta agora trazer o debate sobre o fim da escala de trabalho 6×1 para as ruas, com diversas manifestações em apoio a proposta convocadas para esta sexta-feira (15/11).
Levantamento feito pelo Metrópoles mostram que protestos estão programados em ao menos treze capitais do Brasil, puxadas pelo Movimento Vida Além do Trabalho (VAT) e movimentos sociais ligados à esquerda. Além disso, existe a previsão de manifestações em outras cidades do país.
Além de Brasília, o VAT convocou atos em Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife, São Paulo, Brasília e Vitória.
Fim da escala 6X1
Apresentada pela deputada federal Erika Hilton (Psol), a proposta de emenda à Constituição (PEC) foi criada pelo Movimento Vida Além do Trabalho e propõe o fim da escala 6×1, com seis dias de trabalho e um de descanso.
A discussão tomou conta das redes sociais desde a última semana, com deputados sendo pressionados a se posicionar sobre a proposta. Além de políticos, a PEC contra escala 6×1 também passou a ser assunto entre entidades empresariais e até mesmo no mundo dos famosos.
Com a repercussão, o texto apresentado por Erika Hilton atingiu o número mínimo de assinaturas de deputados para ser protocolado na Câmara dos Deputados na quarta-feira (13/11), a maioria delas vindas de parlamentares filiados a partidos de esquerda.
Após ser protocolado, o texto passará a ser discutido em comissões na Câmara e pelo Senado, antes de se tornar uma emenda constitucional.