Panela de pressão explode e deixa merendeira ferida em escola pública
A explosão de uma panela de pressão, ocorrida nesta quarta-feira, 13, deixou ferida a funcionária que trabalha como merendeira na Escola Estadual Dr. Sidrônio Augusto de Santa Maria, localizada no município de Santa Luzia do Norte, interior de Alagoas.
A trabalhadora teve queimaduras no corpo e foi encaminhada ao Hospital Geral do Estado para atendimento e teve alta no mesmo dia. Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), os ferimentos não foram graves, mas o acidente será investigado.
O uso da panela de pressão deve ser feito com cuidado. Por ano, cerca de 1.200 panelas de pressão explodem no Brasil, segundo recente pesquisa publicada pela Associação Brasileira de Proteção dos Consumidores (Proteste). A maioria dos casos acontece por uso indevido do equipamento.
“A maioria dos acidentes ocorre por mau uso, como exceder o nível máximo de líquido ou negligenciar a manutenção das válvulas de segurança e das vedações”, diz em nota Patrícia Falcão Bauer, conselheira da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac). As orientações para não sofrer nenhum acidente com a panela de pressão inclue:
1- Olhe os selos
Observe se a panela tem o selo do Inmetro e do Organismo de Certificação do Produto (OCP). A legislação brasileira exige esses selos, pois asseguram que houve testes de qualidade como, por exemplo, da borracha e da válvula de segurança;
2- Respeite o limite da panela
Não coloque mais capacidade do que a panela suporte. A capacidade máxima de ocupação é 2/3 do volume total, pois os alimentos expandem com a pressão. Na dúvida, leia as instruções de cada panela.
3- Cheque a panela
Antes de cozinhar, veja se as borrachas estão bem encaixadas e se as válvulas e a vedação estão limpas e desobstruídas. Para limpar, basta usar uma agulha, palito ou objeto pontiagudo.
4- Cuidado na hora de abrir
Quando acabar o cozimento do alimento, deixe a pressão sair naturalmente, sem forçar ou acelerar o processo. Evite manusear e deixe a panela parada e longe de crianças e animais. O manual de cada panela ensina a ter certeza se toda a pressão já saiu.
5- Não molhe a panela
Deixe que a panela esfrie naturalmente. Não coloque o objeto quente na geladeira ou dentro da pia. Não jogue água.
6- Faça manutenção
Prefira usar sempre peças originais quando fizer manutenção da sua panela e fique atento às borrachas de vedação. Se estiverem opacas, sem elasticidade ou deformadas, troque.