Pianista Arthur Moreira Lima será velado nesta quinta-feira (31) em cerimônia aberta ao público


O pianista Arthur Moreira Lima será velado nesta quinta-feira (31), de 12h às 16h, no Crematório e Cemitério Jardim da Paz, em Florianópolis, em cerimônia aberta ao público. O músico morreu nessa quarta-feira (30), aos 84 anos, na capital catarinense, onde morava desde 1993.

Artur Moreira Lima estava internado havia duas semanas em decorrência de câncer de intestino.

Nascido no Rio de Janeiro em 1940, Moreira Lima ganhou destaque internacional em 1965, ao conquistar o segundo lugar no Concurso Chopin, em Varsóvia. Cinco anos depois, garantiu a terceira colocação no prestigioso Concurso Tchaikovsky, na Rússia.

O pianista também se dedicou ao resgate da obra de artistas brasileiros, com especial atenção ao legado de Ernesto Nazareth. Artur Moreira Lima foi, ainda, solista da primeira audição do Concerto n. 1 de Villa-Lobos no Japão, Rússia, Áustria e Alemanha.

Ao longo da carreira, o pianista tocou com as orquestras filarmônicas de Leningrado, Moscou e Varsóvia e com as sinfônicas de Berlim, Viena e Praga, além da BBC de Londres e da National da França.

No início dos anos 2000, ele criou o projeto Piano pela Estrada, que levou, ao longo de mais de uma década, e por meio de um caminhão teatro e um piano, música erudita aos mais diversos cantos do País.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *