AL registrou 481 casos de sífilis em crianças com menos de um ano em 2023, aponta MS

 

Os dados do Boletim Epidemiológico de 2024 da sífilis, divulgado pelo Ministério da Saúde, na última segunda-feira (14), apontam que Alagoas registrou 481 casos da doença em crianças com menos de um ano em 2023.

Segundo o Ministério da Saúde, as estatísticas apresentadas foram baseadas nas notificações feitas até o dia 30 de junho de 2024. Quando diagnosticada durante o pré-natal e tratada de maneira adequada, a chance de transmissão para o bebê é reduzida a níveis compatíveis com eliminação.

Ao todo, o levantamento aponta foram notificadas 242.826 ocorrências de sífilis adquirida, 86.111 de sífilis em gestantes, 25.002 de sífilis congênita, além de 196 óbitos por sífilis congênita em 2023, no Brasil.

“O diagnóstico da doença é realizado por teste rápido e exames laboratoriais. O Ministério da Saúde adquire e distribui para os estados e municípios testes rápidos de sífilis (detectam anticorpos treponêmicos) e testes rápidos do tipo DUO, que investigam infecção por HIV e sífilis simultaneamente. Os testes DUO começaram a ser distribuídos em maio deste ano”, explicou o ministério.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *