Fraude eleitoral: Cidadãos de Maravilha, capital alagoana da paleontologia, pedem investigações no pleito de 2024

 

Maravilha, Alagoas, 15 de outubro de 2024 – Mais de 1,4 mil pessoas assinaram uma petição na Change.org que pede investigações sobre a possível ocorrência de fraude eleitoral no pleito municipal de 2024, que elegeu Nino (Republicanos) como prefeito de Maravilha em primeiro turno. O total de assinaturas já corresponde a mais de 15% do número total de pessoas aptas votar nas eleições de 2024 no município, que é de 8.814 eleitores devidamente registrados.

De acordo com a petição, o processo eleitoral foi ilegal pois contou com a prática de compra de votos, principalmente por meio de transferência de eleitores de outros municípios de Alagoas para Maravilha. “Como cidadãos de Maravilha, temos o direito de escolher nossos representantes de maneira livre e justa, e qualquer manipulação desse processo prejudica profundamente nossa cidade e nosso futuro”, explica o texto.

Localizada no sertão alagoano e conhecida como capital paleontológica e arqueológica do estado, Maravilha teve a participação de 7.263 eleitores em 6 de outubro. Nino, apoiado pela atual prefeita Maria da Conceição Ribeiro de Albuquerque, foi eleito com 3.824 votos (54,88% dos votos válidos), derrotando o candidato da oposição Professor Jamis (PP), que recebeu 3.144 votos (45,12% dos votos válidos). A eleição em Maravilha também teve 58 votos brancos (0,80% dos votos totais) e 237 votos nulos (3,26%). A abstenção foi de 1.651 eleitores.

Comparativo 2017-2020 e 2021-2024
A população estimada de Maravilha é de 9.715 pessoas (estimativa IBGE 2024). Dessa forma, apenas 900 pessoas do município não possuiriam cadastro eleitoral em Maravilha. Para a equipe jurídica acompanhando o abaixo-assinado, é um número incompatível considerando a população de pessoas menores de 16 anos da cidade, que seria maior que esse.

Além disso, dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que houve um crescimento desproporcional de transferências de eleitores para Maravilha ao se comparar a série histórica de 2017 até 2020 (total de 329 transferências, média de 82 por ano) e o período entre 2021 e 2024 (total de 1014 transferências, média de 253 por ano), com um gráfico crescente nos últimos quatro anos:

Legislativo também foi impactado
Além de influenciar a eleição para prefeito, a suposta prática também pode ter tido impacto na composição da câmara municipal. Dos 9 vereadores eleitos, 6 são de apoio ao governo eleito, e apenas 3 da oposição. O cidadãos de Maravilha que criaram o abaixo-assinado avaliam, sob orientação jurídica, os próximos passos para o abaixo-assinado e suas reivindicações.
Sobre a Change.org Brasil
A Change.org é a maior plataforma de abaixo-assinados do mundo. No Brasil desde 2012, é utilizada por mais de 34 milhões de pessoas, com mais de 70 mil petições criadas e média de 26 milhões de assinaturas por ano. Já são mais de mil campanhas com finais felizes, provando que a união de vozes e o ativismo digital alcançam conquistas que impactam vidas e a sociedade. A Change.org é uma organização sem fins lucrativos no Brasil e se sustenta unicamente por meio de doações. Para garantir completa independência, não aceita recursos de partidos políticos, publicidade ou empresas. Saiba mais em https://www.change.org/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *