Mais de 300 pessoas foram atendidas no HGE durante o fim de semana
O Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, registrou 308 atendimentos no fim de semana com o feriado religioso de Nossa Senhora Aparecida. Foram assistidos 166 pacientes com casos clínicos, 130 feridos em acidentes, nove vítimas de agressão, duas pessoas que atentaram contra a própria vida e uma criança ferida por queimadura.
Das 130 vítimas de acidentes, 70 se feriram no trânsito (37 colisões, 25 quedas de moto, quatro ocorrências com bicicletas e mais quatro atropelamentos) e cinco sofreram acidentes de trabalho. Já das nove pessoas agredidas, quatro foram por violência corporal, outras quatro por arma branca e uma por arma de fogo. Todos esses pacientes receberam o primeiro atendimento na Área Vermelha e foram conduzidos às especialidades necessárias para o quadro clínico.
“As nossas equipes se mantiveram prontas para assistir os cidadãos que precisassem dos nossos serviços, entretanto reforçamos, mais uma vez, o apelo para a prática de hábitos que previna e preserve a própria saúde. Ainda percebemos um número muito alto de vítimas de acidentes de trânsito e entendemos que podemos reduzi-lo com atitudes mais responsáveis e que atendam a própria legislação”, pontuou o diretor médico do HGE, Rodrigo de Melo.
A unidade, que é administrada pela da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), permaneceu com funcionamento 24 horas para os casos de urgência e emergência de média e alta complexidade, no fim de semana. Simultaneamente, o HGE notificou 64 novas internações, 62 altas de atendimentos, 19 cirurgias e sete transferências.
Internações após acidente em Santa Luzia do Norte
Mais três pessoas vítimas de acidente de trânsito foram internadas no HGE na manhã desta segunda-feira (14). A colisão envolveu um caminhão, um carro de passeio e uma moto, e ocorreu na BR-316, trecho que corta o município de Santa Luzia do Norte.
“Recebemos no HGE três feridos desse acidente. Eles receberam o atendimento multidisciplinar na Área Vermelha, sendo submetidos a exames de imagem para definição da melhor conduta. A nossa missão diária tem sido trabalhar com coração para salvar vidas, mas é muito importante que a população também faça a sua parte para evitar todos os riscos de sequelas e óbito”, alertou o médico do HGE.