Polícia Militar reforça segurança nos locais de votação da capital e interior de Alagoas

 

Neste domingo (6), mais de 2,4 milhões de alagoanos devem comparecer às urnas para escolher seus representantes para os próximos quatro anos. E para garantir a tranquilidade no processo, a Polícia Militar esteve presente nos locais de votação de todo o estado.

As eleições municipais contam com o reforço de mais de 6 mil policiais e 1.200 veículos empregados, presentes em todos os 1.077 locais de votação distribuídos em cada um dos municípios alagoanos.

De acordo com o comandante-geral da PM-AL, coronel Paulo Amorim, o objetivo da corporação é garantir a segurança do eleitor e a legitimidade do processo democrático.

“A PM está pronta e mobilizada. Nosso objetivo é promover as eleições mais seguras dos últimos tempos pós-pandemia. Nosso compromisso com o processo democrático é assegurar que os eleitores possam exercer seu direito ao voto de forma tranquila e sem intercorrências”, destacou o comandante-geral da PM.

Entre as tarefas desempenhadas pelos militares está a proteção das urnas eletrônicas nos cartórios eleitorais no período anterior à votação e transporte dos equipamentos após o pleito, assim como a escolta. Além da segurança no dia da votação em todos os pontos, os policiais atuam em conjunto com as autoridades eleitorais garantindo a proteção, acesso e circulação de todos.

A PM ainda realiza o policiamento ostensivo nas proximidades das seções eleitorais, coibindo qualquer tipo de infração, como boca de urna, compra de votos, ou perturbação da ordem. A corporação também está apta para lidar com crimes eleitorais de menor potencial ofensivo, registrando-os por meio do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), ferramenta que facilita a tramitação rápida dessas infrações junto ao Judiciário.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *