Com 192 casos registrados em AL este ano, Sesau capacitará médicos sobre hanseníase

 

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) promoverá capacitação prática sobre diagnóstico precoce e manejo clínico da hanseníase, que atende médicos e enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió. A iniciativa será realizada nos dias 16 e 18 deste mês, das 8h às 17h, no II Centro de Saúde, na Praça da Maravilha, no bairro Poço, em Maceió. Segundo informações do Programa Estadual de Controle da Hanseníase, Alagoas registrou 380 novos casos em 2023 e 192 novos casos no período de janeiro a setembro deste ano. Os dados são do Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde.

A hanseníase é uma doença crônica, infecciosa e contagiosa, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, conforme o Ministério da Saúde (MS). Ela acomete nervos e pele, e a transmissão ocorre por meio de contato íntimo. O contágio é interrompido logo após o início do tratamento, que dura de seis a 12 meses, e pode se estender, a depender do reaparecimento dos sintomas.

A coordenadora do Programa Estadual de Controle da Hanseníase, Itaniely Queiroz, ressaltou que o treinamento visa preparar os profissionais da SMS para o diagnóstico precoce da doença e tratamento do paciente diagnosticado. “Estaremos abordando, além do manejo clínico, um olhar mais sensível em relação à vigilância, apresentando o perfil epidemiológico do município e como está em relação à detecção da doença”, explicou.

“Com relação às informações concedidas, explicamos como traçar medidas de prevenção e proteção, no intuito de realizarmos a contenção da doença. Também evidenciaremos as medidas a serem adotadas para estimularmos o diagnóstico precoce, para tratar em tempo oportuno, evitando assim sequelas”, continuou Queiroz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *