Governador assegura mais investimentos na área de segurança pública

 

O governador Paulo Dantas garantiu na manhã desta terça-feira (1) que os investimentos em segurança pública “continuarão de maneira efetiva, robusta, para que se tenha cada vez mais condições de reduzir os índices de criminalidade em Alagoas”. A declaração foi dada durante a aula inaugural do curso de formação de delegados da Polícia Civil, no Centro de Convenções, em Jaraguá.

“Quero parabenizar o trabalho que está sendo realizado pelas Forças de Segurança e Justiça de Alagoas, que em setembro alcançaram o segundo melhor resultado da série histórica, no acumulado de janeiro até setembro”, ressaltou.

“O ano de 2024 é o melhor ano da história, isso nos deixa muito orgulhosos também. Tivemos uma redução de praticamente 55% do número de homicídios desde quando foram aferidos esses números até agora, ou seja, de 2012, 2013, 2014, comparando com os números de 2024, nós temos essa redução expressiva”, destacou Paulo Dantas.

O governador parabenizou, de forma especial, o secretário de Segurança Pública, delegado Flávio Saraiva; o diretor-geral da Polícia Civil, Gustavo Xavier, além dos oficiais que comandam a Policia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar e a todos que se esforçam para proporcionar tranquilidade e paz para a população de Alagoas.

“Vamos iniciar hoje as aulas para formar 135 novos servidores públicos, mas no primeiro momento vamos chamar 50 delegados, vão ficar 50 na lista de espera para chamarmos em outro momento. São três meses de curso, com uma grade curricular muito completa. Nós vamos ter profissionais de altíssimo nível para prepará-los e eu tenho certeza que daqui a três meses nós teremos 50 delegadas e delegados para contribuir com o combate à criminalidade no Estado”, disse o governador.

O secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, lembrou que o concurso para delegado é mais uma promessa cumprida do governo que mais investe em segurança pública em todos os tempos. Ele explicou que inicialmente, dos 135 concursados chamados para o curso, serão nomeados 50. “Como o custo do curso de formação é alto, foram chamados além das 50 vagas, o cadastro reserva de mais 50, e mais 35 que vão ser preparados para alguma contingência para eventuais vagas que surgirem, sem necessidade de lançar um novo concurso”, esclareceu Saraiva.

O diretor-geral de Policia Civil, Gustavo Xavier, ressaltou que o início do curso de formação para uma nova turma de delegados da Polícia Civil de Alagoas representa o respeito do governo do Estado para com todos os órgãos de segurança pública do Estado. “São novos delegados de polícia, homens e mulheres, que trabalharão continuamente na redução das mortes violentas intencionais, transformando Alagoas no Estado mais seguro do Nordeste e, quem sabe, até do Brasil”, disse Gustavo Xavier.

Ele destacou que o trabalho dos delegados é essencial para colocar quem comete crime na prisão. “Nós temos uma atribuição direta no combate ao crime organizado. Existe o policiamento ostensivo, que é muito eficaz na redução da criminalidade, mas as operações coordenadas pela Polícia Civil trazem resultados muito poderosos”, destacou.

Gustavo Xavier lembrou que há dez anos, Alagoas era o estado mais violento do Brasil, com a quinta capital mais violenta do mundo. “Hoje nós temos um estado muito mais seguro e reafirmamos o nosso compromisso com a sociedade alagoana, com o governo do estado, de que esses resultados serão ainda melhores a partir do momento em que o governador fizer a nomeação de todos esses novos delegados, trazendo resultados muito positivos para Alagoas”, finalizou.

A grade do curso segue um modelo nacional que foi debatida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) junto com todos os diretores de escola do Brasil. “É uma grade que vai desde a parte operacional às atividades de campo, de investigação, de inteligência, investigação de crimes contra a mulher, tráfico de drogas, doenças criminosas, todas as competências e habilidades que um delegado precisa desenvolver para poder exercer o seu trabalho”, explicou o diretor da Escola Superior da Polícia Civil, Rubens Martins.

As aulas do curso serão realizadas nas dependências da Escola de Governo de Alagoas, Escola Superior da Polícia Civil de Alagoas (ESPC/AL) e nas dependências da Delegacia Geral da PC/AL, podendo também ocorrer em outras instituições, caso o corpo técnico julgue necessário para a execução das instruções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *