Coligação de Jorjão e Claudivan solicita ao TRE/AL envio de tropas federais para Maribondo
A coligação “Competência para Continuar”, formada pelos partidos Progressistas e Republicanos do município de Maribondo oficializou, na semana passada, o pedido da presença de forças federais no dia da eleição municipal a ser realizada no próximo dia 6 de outubro.
De acordo com o documento protocolado junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL), o município encontra-se em situação de grave instabilidade política e social às vésperas das eleições municipais, citando que o candidato da oposição é irmão do atual secretário de Estado da Ressocialização e Inclusão Social e que nele foram observadas condutas que sugerem uma possível interferência indevida no policiamento local.
O documento também cita um incidente ocorrido no dia 8 de setembro, quando o candidato a vice-prefeito pela situação, Claudivan Almeida, foi abordado e ameaçado em via pública por uma pessoa que se identificou como apoiador do candidato da oposição. O incidente ocorreu na presença de várias testemunhas e foi registrado em boletim de ocorrência.
O julgamento das solicitações deve começar nas sessões do TRE programadas para a próxima semana. Se os desembargadores considerarem necessária a presença de tropas federais para garantir a segurança no pleito, o Tribunal encaminha a decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que dará a palavra final.