Boto-cinza é encontrado morto em praia do litoral norte de Alagoas

 

Um boto-cinza foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira (16) pelo Instituto Biota de Conservação, em uma praia de São Miguel dos Milagres, localizada no litoral norte de Alagoas. O animal era uma fêmea adulta.

“Os achados de necropsia sugerem óbito por asfixia, de causa inconclusiva. Foi constatada a presença de conteúdo alimentar recente, levando a suspeita de que houve contato com objeto de pesca, o que poderia ter causado a morte do boto-cinza”, infirmou o instituto.

Ainda segundo o Biota, foram feitas as coletas de materiais biológicos para exames complementares.

Conheça a espécie 

O boto-cinza (Sotalia guianensis) é uma espécie de golfinho encontrada nas águas costeiras e estuárias da América do Sul e Central, desde Santa Catarina até Honduras. É uma das menores espécies de cetáceos e desempenha um papel crucial nos ecossistemas marinhos.

A espécie possui um dorso cinza escuro e uma barriga mais clara, que pode variar entre um tom rosado e um cinza claro, seu tamanho pode atingir até 2 metros de comprimento e pesar até 90 kg.

Além disso, se trata de um animal social que vive em grupos, sendo conhecido por sua curiosidade e interação com humanos. Sua dieta é variada e inclui peixes, crustáceos e moluscos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *