Roteiro para aproveitar as cidades alagoanas ao longo do Rio São Francisco
Nossa reportagem já passou pelo Roteiro do Frio e das Serras, apresentando importantes municípios como Mar Vermelho, Ibateguara e Palmeira dos Índios. Agora desembarca num dos mais belos roteiros do turismo ecológico e histórico do Brasil: Os Caminhos do Velho Chico. Localidades banhadas pelo Rio São Francisco, um dos gigantes do Brasil, que corta cinco estados e 521 municípios, muitos deles em Alagoas.
Reúne beleza natural, atrativos turísticos, gastronomia de qualidade, hospedagem internacional e muita história, além de ter se tornado, nos últimos anos, meta de um turismo de lazer bem diferente daquele praticado nas praias alagoanas.
O rio, cuja nascente está em Minas Gerais, na Serra da Canastra, e vem em corredeiras até suas águas caírem de 163 metros de altura para formar a Casca D´Anta, percorre mais de 2 mil km até chegar à foz, na divisa entre Alagoas e Sergipe. No meio do percurso, os caminhos do Velho Chico encantam quem prova da sua gastronomia, seus costumes e da sua história.
São 11 municípios que compõem a rota, de Delmiro Gouveia até Piaçabuçu, onde forma um dos mais belos cenários naturais do Brasil. Navegando por entre os cânions da região, ainda é possível aproveitar as belezas naturais da região e explorar cidades históricas como Piranhas e Penedo.
Nas próximas reportagens, e até o início do verão, em dezembro, vamos conhecer todas os municípios alagoanos banhados pelo Velho Chico: Delmiro Gouveia, Olho d’Água do Casado, Piranhas, Pão de Açúcar, Belo Monte, Traipu, São Brás, Porto Real do Colégio, Igreja Nova, Penedo e Piaçabuçu. Muitos desses municípios têm grande potencial turístico.
No entanto, somente alguns que exploram turisticamente as belezas naturais e a rica história da região. Outro fato interessante é que muitos alagoanos, especialmente os da capital, sequer conhecem a região.