Propagação de notícias falsas tenta desestruturar campanha de vereadores em Palmeira dos Índios
A campanha política começou e, com ela, as divulgações de notícias falsas, as chamadas fake news, tentam desestabilizador candidatos à Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios. Salomão Torres (MDB) e Fábio Targino (Solidariedade), que disputam a reeleição, foram as vítimas da vez.
Um homem que se identifica como Luiz, pelo número (82) 99958-4434, dispara mensagens em massa pelo WhatsApp, na tentativa de arranhar a imagem dos dois políticos e fazer com que os eleitores acreditem nessas informações e mudem de ideia com relação ao voto que dariam aos candidatos.
De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto DataSenado, cerca de 81% dos brasileiros acham que fake news podem afetar significativamente o resultado eleitoral.
O levantamento aponta que 72% dos brasileiros já se depararam com notícias falsas nas redes sociais nos últimos seis meses e consideram importante controlar essas publicações para garantir uma competição justa. Feito entre os 5 e 28 de junho de 2024, o levantamento abordou 21.808 brasileiros de todas as regiões do país. O objetivo da análise é informar a sociedade e orientar o poder público na elaboração de políticas que respondam aos desafios apontados.
A representação do Solidariedade em Palmeira já entrou com uma ação para que a polícia descubra de onde surgem essas notícias, que chegam aleatoriamente nos grupos e números e bate-papo particulares dos palmeirenses.