Candidato a prefeito de Satuba pelo PSB desiste da disputa eleitoral

 

O candidato a prefeito de Satuba pelo PSB, Paulo Roberto Batista do Nascimento, o Paulinho, anunciou nas redes sociais, em um vídeo publicado nessa quarta-feira (5), a renúncia à disputa no município. Para a desistência, ele alegou ‘motivos alheios à sua vontade’, sem detalhá-los.

“Olá amigos, tudo bem? Percorremos, buscamos, estivemos juntos em uma jornada linda ao lado de todos vocês, ouvindo as necessidades e estando lado a lado casa a casa. Por motivos além do nosso. Anuncio a minha renúncia à eleição majoritária de Satuba”, comunicou o agora ex-candidato.

A decisão foi anunciada justamente no mesmo dia em que o pedido de registro de candidatura dele foi deferido pela Justiça Eleitoral. O requerimento não teve ação de impugnação, as condições legais foram devidamente preenchidas, assim como as condições de elegibilidade. A sentença foi proferida pela juíza Amine Mafra Chukr Conrado, da 8ª Zona Eleitoral.

Paulinho Satuba é líder comunitário e recém-filiado ao PSB. Foi captado pelo comando do partido. Era era a primeira eleição que ele participava. Para a disputa, uniu-se à Maria do Adalberon (agora no Republicanos) para vice-prefeita e tinha o suporte do Palácio República dos Palmares e da Família Calheiros.

No vídeo, ele prometeu ajudar os candidatos a vereadores do PSB, o apoio do Republicanos, citando o deputado estadual Antônio Albuquerque, que indicou a candidata a vice, e a receptividade à campanha da população de Satuba.

“Irei continuar sempre presente, disponível, pronto para ajudar os que mais precisam. Obrigado a cada um de vocês que nos abraçaram abrir suas portas para nos receber. Aos vereadores de nosso partido, estarei ao lado de todos ajudando, estando de casa em casa para se bater um representante que quer o bem da nossa cidade. Vamos em frente. Satuba ainda trilhará o caminho do desenvolvimento e de uma cidade que além de abençoada, vai ser destaque em todo o Estado”, finalizou.

Ainda não há indicação de uma candidatura substituta. Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prevê que o partido, a federação ou a coligação substituam candidatos que tiveram o registro indeferido, cancelado ou cassado, ou, ainda, que renunciaram ou faleceram após o termo final do prazo do registro (15 de agosto). A escolha da substituta ou do substituto, bem como o pedido de registro, devem ser feitos até 10 dias contados do fato que deu origem à substituição.

Tanto nas eleições majoritárias como nas proporcionais, a mudança só se efetivará se o novo pedido for apresentado até 20 dias antes do pleito, exceto em caso de falecimento de candidato, quando a alteração poderá ser efetivada após esse prazo.

Em Satuba, havia, até então, dois candidatos à prefeitura. Júnior Tuté (PP) é o atual prefeito e disputa a reeleição. Em 2020, foi eleito com 60% dos votos e derrotou Maria do Adalberon, atual vice de Paulinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *