Escombros da queda do telhado de igreja no Recife começam a ser retirados
A Prefeitura do Recife (PE) iniciou neste sábado (31) o trabalho de remoção dos escombros da queda do teto do Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Conceição, no Morro da Conceição.
O acidente ocorreu no início da tarde da última sexta-feira (30) e deixou duas pessoas mortas e 25 feridas.
O prefeito João Campos (PSB) afirmou que a administração municipal irá construir uma estrutura provisória para a igreja enquanto as obras de reconstrução do santuário estiverem em andamento.
O espaço provisório funcionará em uma quadra localizada ao lado da igreja. A primeira missa no local deverá ocorrer já neste sábado. O arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Olinda e Recife, fará uma celebração em memória das vítimas, identificadas como Antônio José dos Santos, 54 anos, e Maria da Conceição França Pinto, 68.
O laudo que irá apontar as causas do acidente ainda não foi concluído.
Menos de uma semana antes da ocorrência, foi concluída a instalação de placas de energia solar sobre o telhado do santuário. Ainda não é possível dizer, no entanto, se há relação entre os fatos.
A empresa Sun Brasil, responsável por fazer a colocação desses equipamentos, afirmou que a igreja possuía um laudo que autorizava a obra para colocação dos equipamentos.
“Destacamos que a igreja tinha laudo estrutural autorizativo, bem como, nesta data, a meteorologia informa força excessiva dos ventos, fora da normalidade”, disse a empresa.
A companhia acrescentou que “já está atuando firmemente para esclarecer as circunstâncias e razões do acidente e prestando o máximo de apoio”.