Governador inaugura Centro de Acolhimento e entrega novo equipamento de hemodinâmica no HGE

 

O governador Paulo Dantas e o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, inauguraram, nesta segunda-feira (26), no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, a sala de Hemodinâmica Vascular e o Centro de Acolhimento Integrado e Prevenção do Suicídio e Autolesão (CAIS).

“Eu fico muito feliz porque sei o quanto isso é importante para todos os alagoanos, principalmente para as pessoas que mais precisam e não têm condição de fazer tratamentos complexos e caros. A saúde pública é uma prioridade para o Governo de Alagoas. Eu digo isso com muita certeza e convicção, porque estamos fazendo grandes investimentos que fazem toda a diferença para salvar vidas aqui no estado”, afirmou Paulo.

O CAIS funcionará em sala instalada dentro do HGE, maior unidade de Urgência e Emergência de Alagoas. Os hospitais costumam ser o principal meio de entrada para pessoas que atentam contra a própria vida. O espaço oferecerá atendimento especializado em saúde mental, focado na prevenção e posvenção do suicídio e autolesão.

Os profissionais qualificados estarão aptos para fazer o manejo da situação e efetuar os encaminhamentos necessários à rede de saúde. Eles têm papel fundamental, desde o acolhimento dessas pessoas e de suas famílias, até a avaliação de risco e encaminhamento desses pacientes para a continuidade do cuidado em saúde mental.

“Ter aqui profissionais de alto nível, como psicólogos e assistentes sociais, para acolher essas pessoas é de fundamental importância”, pontuou o governador.

Hemodinâmica

A solenidade desta segunda-feira também marcou a entrega do novo equipamento de Hemodinâmica do HGE. O Governo de Alagoas investiu mais de R$ 3,2 milhões na aquisição que permitirá diagnósticos mais precisos e a realização de procedimentos da mais alta complexidade, como tratamento de aneurismas cerebrais e da aorta, além do tratamento agudo do AVC com trombectomia.

A expectativa é que mais vidas sejam salvas, no tempo necessário para evitar sequelas permanentes. A extensão do serviço de Hemodinâmica representa, portanto, a diminuição dos índices de amputação, o salvamento de membros, com a realização de tratamentos minimamente invasivos.

“O novo equipamento de Hemodinâmica é de sua importância por vários aspectos. Primeiro, porque fazendo os procedimentos na nossa própria rede, vamos otimizar mais recursos. Segundo, aumentando a velocidade de atendimento desses doentes e a reabilitação deles, você diminui o número de complicações, fazendo com que retornem as suas atividades o mais breve possível”, observou o secretário Gustavo Pontes de Miranda.

O diretor-geral do HGE, Fernando Melro, também destacou a diminuição do tempo de recuperação dos pacientes submetidos a procedimentos por meio da Hemodinâmica.

“O paciente tem alta hospitalar rapidamente, liberando leito para atender o próximo paciente que está precisando. Então a gente está conseguindo dar um atendimento cada vez melhor para a sociedade”, acrescentou o diretor-geral.

HGE

Com 357 leitos, o HGE é o único hospital de Urgência e Emergência em Alagoas com funcionamento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), referência no atendimento de Média e Alta complexidade a vítimas de queimaduras, doenças coronarianas e vasculares, Acidente Vascular Cerebral (AVC), traumas, ortopedia e pediatria – dia e noite.

Participaram, ainda, das entregas no HGE o secretário executivo de Gestão Interna da Sesau, Eder Correia; e o deputado estadual Ronaldo Medeiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *