Beneficiários do Bolsa Família denunciam ‘golpe na madrugada’ e dinheiro some das contas
Ao menos 60 beneficiários do Bolsa Família, em Maceió, procuraram a polícia para denunciar que foram vítimas de um golpe e que o valor referente ao benefício pago pelo Governo Federal foi transferido indevidamente das contas. Nesta sexta-feira (23), a recepção da Central de Flagrantes, situada no Tabuleiro do Martins, ficou lotada por usuários que denunciaram o desaparecimento do dinheiro.
As vítimas são usuárias da conta digital Caixa Tem e disseram ter constatado que o valor do benefício foi surrupiado durante a madrugada. “Recebi o auxílio e quando abri o aplicativo para fazer a transferência e pegar o dinheiro na boca do caixa já não tinha mais dinheiro. Olhei às 5h44 da manhã e só tinha 12 reais, levaram R$ 698,19”, contou uma vítima identificada como Ana Clara.
Enquanto esteve na Central de Flagrantes, mais de 10 vítimas para registrar Boletins de Ocorrência. “Quando entrei no Caixa Tem para transferir e coloquei meu Pix estava o nome de outra pessoa”, disse uma beneficiária identificada como Amanda. Ela denunciou que o dinheiro foi transferido de forma irregular para uma conta de um titular que ela desconhece.
Todas as vítimas são consideradas de baixa renda, uma vez que o Bolsa Família é um programa de transferência de renda para famílias em situação de vulnerabilidade. “Levaram o dinheiro da feira da minha filha, dinheiro do aluguel e agora estou com as mãos atadas. O banco é para guardar dinheiro e a gente é roubado na madrugada”, lamentou outra beneficiária.
O Bolsa Família é administrado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e tem direito ao benefício famílias em que a renda de cada pessoa seja de, no máximo, R$ 218 por mês.
Em contato com a Caixa Econômica Federal (CEF), responsável pelo aplicativo de contas digitais Caixa Tem, que informou estar acompanhando o caso. A reportagem questionou se há alguma orientação para as vítimas e aguarda retorno da instituição financeira.