Avião que caiu ficou 4 meses em manutenção após “dano estrutural”
Um problema hidráulico e um “contato anormal” com a pista deixaram o avião da VoePass que caiu em Vinhedo, na última sexta-feira (9), em manutenção por quatro meses. Mas existiam outras condições no ATR-72-500, segundo ex-funcionários.
No dia 11 de março deste ano, um relatório oficial diz que, na viagem entre Recife e Salvador, o ATR teve um “contato anormal” com a pista ao pousar. A cauda bateu no chão e provocou um “dano estrututral”.
O comandante Ruy Guardiola, pioneiro na utilização do ATR no país, afirmou que um mproblema hidráulico causaria isso e é um fato altamente significativo.
“Teve dano estrutural. Que tipo de correção foi efetuada pelo grupo VoePass na sua manutenção, para disponibilizar a aeronave a voo?”, questionou o especcialista.
Despressurização no avião
O avião ficou em Salvador até 28 de março até seguir para a oficina da VoePass em Ribeirão Preto (SP). Somente em 9 de julho voltou a ser utilizado, e na viagem entre Ribeirão e Guarulhos, houve uma despressurização no voo. Assim, voltou para reparos.
No dia 13 de julho, a aeronave voltou a ser usado de forma comercial. “Pode ser um fator contribuinte? Pode. Porque não é possível uma aeronave que tem um dano estrutural ser liberada para voo. Isso a investigação agora vai verificar. Tem que verificar”, argumenta Guardiola.
Nesse meio tempo, também houve indicação de problemas no ar-condicionado.
A manutenção, aliás, é uma preocupação de Guardiola, que voou 15 mil horas em ATR e chegou a trabalhar por um mês na Passaredo, em 2019. Ele lembra que houve um problema exatamente no botão que aciona o sistema antigelo.
“O problema foi detectado no nível de aquecimento de um dos sistemas. A solução encontrada pela manutenção foi a colocação de um palito de fósforo, ou sei lá, um palito de dente. Eu vi com esses olhos que a terra há de comer”, garante.
Hipótese de gelo nas asas
A hipótese do gelo nas asas surgiu entre pilotos e especialistas em entrevistas dadas desde a sexta-feira, principalmente por causa de boletins meteorológicos divulgados naquele dia. Mas também por um acontecimento há 30 anos, com um ATR nos Estados Unidos.
Um voo entre Indianápolis e Chicago caiu, de forma muito parecida com o caso brasileiro, e chegou-se à conclusão de que teria sido gelo. O sistema usado pelo ATR, que infla uma borracha na ponta da asa e expulsa a água congelada, não fucionou.
Oficialmente, as investigações mal começaram. Técnicos do Cenipa, da própria empresa e até especialistas estrangeiros vão analisar todos os dados para chegar a uma conclusão.
Em resposta ao Fantástico, a VoePass Linhas Aéreas respondeu que informações relacionadas à investigação serão restritas à Aeronáutica e outras autoridades. Mas não falou sobre a questão no palito improvisado no botão que acionava o sistema antigelo.
Aliás, sobre esse sistema e os problemas com o ar-condicionado, a empresa apontou que o ATR estava “aeronavegável”. E o avião cumpria as exigências das autoridades.
Por fim, garantiu que respeita as legislações trabalhistas. E que, agora todos na VoePass se esforçam para dar apoio às famílias das vítimas.