Transplante de órgãos em Alagoas cresce 50% nos primeiros sete meses de 2024
Os primeiros sete meses de 2024 registrou um aumento no número de transplantes de órgãos em Alagoas. Em comparação com o ano passado, o total cresceu 50%, segundo dados divulgados nesta terça-feira (6), pela Central de Transplantes, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Sesau).
O levantamento mostra que, no período analisado, 72 transplantes foram contabilizados, sendo 65 de córneas, três de rim e quatro de fígado. Em 2023, entre janeiro e julho, foram casos: 42 de córneas, quatro de fígado e dois de rim.
Atualmente, Alagoas tem 547 pessoas na fila de espera por uma doação de órgãos. Pelo menos 513 aguardam por uma córnea, quatro por um fígado e 30 por um novo rim.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, a gestão estadual tem se empenhado em ampliar o número de captações de órgãos, visando reduzir a fila de espera.
“A gestão de saúde tem realizado um esforço grande em campanhas de conscientização e na capacitação de profissionais. Com isso, Alagoas cresce em seu potencial de transplantes realizados e no número de vidas salvas”, disse.
*com informações da assessoria.