Coordenador da Defesa Civil de Maceió é denunciado por crime de falsidade ideológica
Em resposta à representação criminal feita pela Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL), o Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL) denunciou à Justiça, nessa quinta-feira, 1º, o coordenador da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Pedro Nobre Junior, por crime de falsidade ideológica.
Segundo a representação feita pelo Defensor Público Ricardo Antunes Melro, a Defensoria requisitou informações sobre a existência de estudos sobre os tremores ocorridos na região do Bom Parto, bem como se existia novo mapa, isso no início de novembro de 2023. Em resposta, no dia 14 de novembro de 2023, o coordenador da Defesa Civil afirmou não possuir tais informações e que planejava investigá-las no campo. No entanto, posteriormente, a DPE/AL encontrou um relatório completo datado de 13 outubro do mesmo ano, elaborado pela Defesa Civil e enviado aos ministérios públicos Estadual e Federal, além da defensoria pública da união. Esse relatório incluía um novo mapa que não foi apresentado à instituição e um extenso estudo.
Para Melro, a existência do mapa e do relatório há mais de 1 mês antes da resposta de sua requisição, demonstra que o coordenador possuía as informações e as ocultou intencionalmente, configurando informações falsas, além de omitir detalhes importantes após um questionamento oficial.