Criança com doença rara segue tratamento em AL após receber do SUS remédio mais caro do mundo

 

Quase 20 dias após receber a dose do medicamento mais caro do mundo pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em um hospital de Recife, a menina Maria Helena segue o tratamento em Alagoas. Neste sábado (27), a criança foi recebida com carreata em Cajueiro, sua cidade natal.

O Zolgensma, usado para tratamento da Atrofia Muscular Espinhal (AME), custa cerca de R$ 6 milhões. A família de Maria Helena teve que recorrer à Justiça para garantir o acesso ao tratamento.

A mãe de Maria Helena disse menos de um mês após a aplicação do Zolgensma, já foi possível perceber melhora na força física da menina.

“A gente percebe que Maria Helena já tem mais força. Ela já consegue ficar de joelhos. Ontem mesmo, para a gente ela conseguiu ficar de pé”, disse Dayze Kelly.

Como o Zolgensma só é indicado para crianças abaixo de 2 anos de idade, a família lutava contra o tempo para que Maria Helena recebesse a medicação antes de completar 2 anos, no dia 3 de abril, mas o vaivém da Justiça não permitiu que o prazo fosse cumprido.

Quando finalmente o remédio foi disponibilizado, o estado de saúde de Maria Helena não permitiu que ela tomasse o medicamento na data prevista, dia 7 de maio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *