10° Centro de Reprodução de Abelhas Nativas da Uniprópolis em Colônia Leopoldina
A União dos Produtores de Própolis Vermelha de Alagoas (Uniprópolis) fechou mais uma parceria, e desta vez, com a Associação dos Missionários em Colônia Leopoldina, interior do estado, em breve será inaugurado mais um Centro de Reprodução de Abelhas Nativas no Mosteiro dos Monges.
“Este já é o décimo centro, agora completamos 26 Centros de Reprodução da Uniprópolis: dez de Nativas (abelhas sem ferrão), 15 de Ápis (abelhas com ferrão) e um produzindo rainhas e princesas, destinadas aos associados beneficiários dos dois projetos em execução, e mais um terceiro projeto que será iniciado em breve”, destacou o presidente da Uniprópolis, Mário Agra Júnior.
Nesse domingo (28), os beneficiários receberam a equipe técnica da Uniprópolis para uma aula prática de meliponicultura com as abelhas nativas, na Serra da Catita no Mosteiro dos Monges, em Colônia Leopoldina.
Mário Agra enfatizou que a cadeia produtiva da apicultura em Alagoas traz oportunidades de trabalho e renda para centenas de famílias contempladas, que receberão todos os equipamentos necessários para o desenvolvimento das atividades com todo o apoio da equipe técnica da Uniprópolis. Ao mesmo tempo que preservam o meio ambiente e atingem também o mangue de forma positiva com a polinização das abelhas.
“No projeto inclusivo a prioridade são agricultores, assentados, desempregados, pessoas de baixa renda. Visitamos as associações do municípios, secretarias de Meio Ambiente, Turismo e Agricultura para identificarmos estas pessoas, inclusive nas cidades turísticas a ideia é instalar os apiários e meliponários para abrir à visitação”, avisou Agra.