Influencer processa ‘rival’ por copiar looks, estética e ‘publis’

 

Sydney Nicole Gifford e Alyssa Sheil, influencers que somam mais de um milhão de seguidores nas redes sociais, se conheceram em dezembro de 2022 para tentar firmar uma parceria de conteúdo. Dois anos depois, o resultado desse encontro se tornou briga judicial no Texas, nos Estados Unidos.

Poucos meses após o encontro, Sheil teria bloqueado Gifford em todas as plataformas e alterado drasticamente suas postagens, passado a ter a mesma estética para conteúdo, focado em moda. A segunda acusa a ‘rival’ de postar fotos usando as mesmas roupas, paleta de cores, vídeos em ângulos semelhantes e ‘publis’ das mesmas empresas.

No processo, Sydney Gifford pede indenização de U$ 150 mil, cerca de 850 mil reais. O caso cita ‘angústia mental’ e perda de renda pelas ações de Alyssa Sheil, segundo o jornal Business Insider.

Antes de entrar na justiça, Gifford teria tentando contato com a ex-colega diversas vezes, enviando, por meio de seus advogados, ordens de ‘cartas de cessar e desistir’. Para tentar resguardar seu conteúdo criativo, a mulher registrou vídeos e fotos como sua propriedade intelectual.

O processo foi protocolado em abril desde ano, baseado na lei americana Digital Millennium Copyright Act (DMCA), que visa proteger conteúdo autoral no meio digital. Caso ganhe, Gifford pode abrir precedente e mudar como influencers produzem e protegem seus conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *