Equatorial flagra mais de 100 ligações clandestinas em pontos comerciais no Centro de Maceió
A Equatorial Alagoas tem intensificado as ações de combate ao furto de energia, sobretudo em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP/AL), por meio da Polícia Militar, com objetivo de coibir a prática que se enquadra como crime e oferece riscos e diversos prejuízos tanto para população, como também para Distribuidora. Segundo um levantamento da concessionária, nos três últimos meses mais de 100 ligações irregulares foram removidas de estabelecimentos e pontos comerciais localizados no Centro de Maceió.
De acordo com dados das equipes de inspeção da Distribuidora, as principais irregularidades encontradas são a adulteração de medidores e ligações clandestinas, ambas conhecidas popularmente como “gato”.
O Superintendente de Operação da Equatorial Alagoas, Thiago Attias, ressalta que para combater às perdas de energia no Estado, a Distribuidora tem investido em tecnologia avançada com monitoramento remoto, agregado às técnicas de inteligência artificial que estão sendo utilizadas na identificação de irregularidades tanto de grandes consumidores como nos de menor carga e consumo.
“Realizamos fiscalizações e monitoramento em unidades de todas as classes de consumo. E vale lembrar que as inspeções da Equatorial são realizadas de forma rotineira em todo o estado de Alagoas, com o propósito de identificar as irregularidades, garantir a qualidade do fornecimento de energia e, principalmente, a segurança das instalações”, reforça o Superintendente.
A Equatorial Alagoas ressalta ainda, que implementa em várias regiões do estado, o Sistema de Medição Centralizada (SMC), com uso de tecnologia que possibilita realizar a leitura e o acionamento do medidor de maneira remota. O SMC também realiza obras de adequações na rede elétrica, com instalação de cabos, postes, transformadores e etc, levando mais qualidade e segurança no fornecimento de energia elétrica. O sistema é instalado em localidades de difícil acesso, com recorrência de irregularidades e intervenções indevidas na rede elétrica.
“Fazemos um apelo junto à sociedade, sobre a importância da mudança de comportamento daqueles que insistem em permanecer com a prática, tendo em vista que o furto e as ligações clandestinas de energia colocam a vida de pessoas em risco, à medida em que podem provocar graves acidentes”, complementa Attias.
Denúncia
Além dos malefícios já mencionados, a Equatorial destaca que esse é um crime em que todos os clientes pagam as contas, porque as perdas geradas pelo furto e fraude de energia refletem diretamente no aumento da tarifa imposta pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), como forma de compensar o montante desviado pelos infratores.
Para colaborar com a inibição desta prática, a empresa orienta como os alagoanos podem registrar a sua denúncia, a qual a identidade de quem realiza a queixa é mantida em total anonimato.