Banco Central adia lançamento do Pix Automático para junho de 2025
O Banco Central (BC) anunciou nesta segunda-feira (22) uma nova data de lançamento do Pix Automático. Ele estará disponível a partir de 16 de junho de 2025. O serviço permite a realização de transferências instantâneas em pagamentos programados, à semelhança do que ocorre com os débitos automáticos.
Inicialmente, a previsão do BC era de lançar o sistema em 2024. Em dezembro de 2023, o início da operação do serviço estava previsto para 28 de outubro. Até abril, quando foi firmado um acordo, os funcionários do Banco Central realizaram ao longo de dez meses uma operação-padrão, reivindicando aumento salarial.
Na avaliação do BC, o Pix Automático facilitará cobranças recorrentes, podendo ser utilizado como forma de recebimento por grande variedade de empresas, de diversos tamanhos e setores de atuação.
Entre elas, estão concessionárias de serviço público, escolas, faculdades, academias, condomínios, clubes sociais, planos de saúde, serviços de streamings, portais de notícias, clubes por assinatura e empresas do setor financeiro. “Para o usuário, o Pix Automático trará ainda mais comodidade, oferecendo uma alternativa de pagamento recorrente sem fricções”, disse o BC, por meio de nota.
Como funciona
Mediante autorização prévia, dada no ambiente da conta pelo próprio dispositivo de acesso (celular ou computador), o usuário permitirá os débitos periódicos de forma automática, sem a necessidade de autenticação a cada transação. Já para o usuário recebedor, o Pix Automático tem o potencial de aumentar a eficiência, diminuir os custos dos procedimentos de cobrança e reduzir a inadimplência.