Meteorologista descarta ocorrência de vendaval ou tornado em Matriz de Camaragibe
Depois de casas ficarem danificadas, fiações expostas no meio da via e telhados serem arrancados na cidade de Matriz de Camaragibe, o meteorologista Henrique Mendonça, da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), disse que especialistas descartaram a ocorrência de vendaval ou tornado na região.
Segundo Henrique, o que ocorreu foi uma pancada de vento forte, de forma isolada e pequena, que atingiu apenas uma rua da cidade.
Para chegar a essa conclusão, os meteorologistas analisaram imagens de satélite e radar que não identificaram nenhum tipo de nuvem de desenvolvimento vertical, que poderia causar algum vendaval ou tornado na região. Mas esse não foi o caso.
“O que estamos acreditando até o momento é que foi uma pancada de vento forte. Conversando com o pessoal da Defesa Civil do município, eles nos disseram que foi em apenas uma rua da cidade, então, foi uma situação muito micro, muito pequena e isolada. Tornados ou até vendavais são de escala um pouco maior, mas não foi o que as imagens mostraram, por isso, a gente descarta a situação de tornado e, sim, um vento de intensidade forte”, explicou.
Conforme a Defesa Civil, 25 imóveis foram atingidos pelo vento e ficaram danificados de alguma forma. Por causa disso, de 10 a 15 pessoas precisaram sair das residências e ficaram seguras na casa de parentes.
O fenômeno, mesmo não se caracterizando vendaval, assustou moradores da região, que registram os estragos nas imagens.