Mais de 2 mil agendamentos são registrados após 48 horas de lançamento no novo sistema Já!
A Secretaria de Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) registrou mais de dois mil agendamentos e mais de cinco mil cadastros na manhã desta segunda-feira (15), cerca de 48 horas após o lançamento do novo sistema de agendamentos e atendimentos das Centrais Já em Alagoas. a novidade foi implantada na sexta-feira (12), e foi lançado no sábado (13).
Os agendamentos que foram realizados na nova plataforma serão para vagas disponibilizadas para esta semana. O novo sistema tem como intuito proporcionar mais agilidade no atendimento, otimizar a atuação dos atendentes, garantir mais horários de agendamentos por dia, proporcionar acessibilidade e corrigir falhas de operações do antigo sistema.
Segundo Lisiane Silva, superintendente das Centrais Já, entre as novidades está a disponibilidade de diversos horários de agendamento por dia. “Nesse novo sistema, o usuário poderá, com um único CPF, realizar o cadastro e agendamento em diferentes serviços que o cidadão precisar. Além disso, o novo sistema soluciona um dos maiores pedidos dos usuários: a liberação de mais horários de agendamento por dia”, revelou.
Agora, o agendamento no Já! é feito por um novo endereço e por cadastro. O usuário deverá se cadastrar no site https://ja.al.gov.br/, pelo gov.br ou pelo Google, e na página, ele será apresentado a todas as unidades que possuem vagas disponíveis para os serviços desejados. Na página de cadastro, o usuário ainda poderá alterar o agendamento realizado e os dados pessoais, exceto e-mail e CPF e na tela de confirmação. A vaga do usuário será assegurada pelo tempo de 5 minutos, para que ele possa ler todas as informações sem se preocupar em perder a vaga ou ter a sessão expirada.
ACESSIBILIDADE
As mudanças no novo sistema também previram melhorias na acessibilidade. Agora, as chamadas para deficientes visuais e auditivos contará com um dispositivo para que eles tenham mais autonomia.
Para a chamada de usuários com deficiência visual, o chamador irá reproduzir um som, com as informações presentes na tela, como guichê, ficha de chamada e o órgão. E para os usuários com deficiência auditiva, a tela ficará verde e irá informar, através de linguagem de sinais, que o requerente estará autorizado a ir ao guichê sugerido em tela.