Criança de 13 anos é queimada por água-viva na Praia do Francês
Uma criança de 13 anos apresentou queimaduras após entrar em contato com uma água-viva, na Praia do Francês, no Litoral Sul de Alagoas. O caso foi registrado na tarde desta terça-feira (16).
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros de Alagoas, a criança apresentava algumas lesões e foi avaliada ainda local por uma equipe. Em seguida, foi colocado vinagre nas lesões e ela foi liberada.
Ao todo, cinco militares estiveram no local e prestaram socorro à vítima.
As águas-vivas, ou medusas, são animais marinhos pertencentes ao filo Cnidaria, classe Scyphozoa. O corpo tem a forma de um sino margeado por tentáculos e apresenta uma organização simples, havendo uma cavidade gastrovascular central com uma única abertura que atua como boca e ânus. A parede é formada pela epiderme (derivada da ectoderme) e pela gastroderme (derivada da endoderme), intercaladas por um material gelatinoso chamado de mesogleia.
→ Locomoção
A locomoção ocorre por contrações do corpo graças às células mioepiteliais ligadas ao sistema nervoso que agem como músculos. Elas também podem ser levadas pelas correntes marítimas.
→ Sistema nervoso
Apresentam uma rede nervosa bem desenvolvida com uma mancha ocelar sensível à luz, um estatocisto que auxilia na direção dos movimentos e duas fossetas sensitivas, provavelmente quimiorreceptoras, que auxiliam na identificação do alimento.
Muitos indivíduos são predadores e capturam suas presas com seus tentáculos. Estes possuem células, os cnidócitos, que atuam tanto na defesa quanto na caça. Essas células possuem uma cápsula, o nematocisto, que se abre assim que o cnidócito é tocado. Dentro dessa cápsula há um filamento enrolado com uma ponta que se desenrola e penetra na pele da presa ou de um possível predador, injetando uma toxina capaz de paralisar e matar pequenos animais.