SSP identifica horário de maior índice de crimes na orla e monta estratégia; saiba quais!
Depois de identificar um aumento de casos de roubos, furtos e danos ao patrimônio em bairros da orla de Maceió, a Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) montou um planejamento operacional para a região, que vai do Pontal da Barra ao Posto Sete, na Jatiúca.
As ações, que buscam reduzir esses índices, foram apresentadas em uma coletiva à imprensa nesta segunda-feira (15), no auditório do Batalhão de Rotam, no bairro do Farol.
Segundo o subcomandante de Policiamento da Região Metropolitana, coronel Iraque, depois de identificado o aumento de casos, tendo como vítimas pessoas e empreendimentos – desde faculdades a centros comerciais, incluindo hotéis, restaurantes e boates, – foi traçada uma estratégia para que a violência não reine na área nobre da capital.
“Na medida em que foi verificada uma anomalia nos índices de policiamento, passamos a entender o que estava acontecendo e a ver cada área de forma diferenciada e a entender os horários e dias de semana. Percebemos que isso não estava ligado a mortes violentas, já que não teve nenhuma relacionada com esse tipo de crime, registrado como violência contra o patrimônio, roubo e furto em residências, estabelecimentos ou a pessoa”, expôs o coronel.
Foi observado que o horário em que acontecem mais casos é do período da tarde até 22h. Ficou constatado que 49% dos delitos registrados foram pelo 190 e pela delegacia interativa e que 70% dos arrombamentos são nos finais de semana. “Passamos a ver horário, locais, dias da semana e conseguimos compreender e traçar como poderíamos resolver esse problema”, afirma.
O secretário executivo da SSP, coronel Patrick Madeiro, informou que as medidas foram planejadas e coordenadas pela secretaria, por meio de seus órgãos de segurança, para proporcionar um reforço no policiamento. “Trata-se de um policiamento preventivo fruto de um planejamento estratégico montado pelo Comando-Geral da Polícia Militar e a Delegacia do Turista”, comentou.
Estratégias para reforçar a segurança:
– Mais três viaturas motorizadas (de segunda a quinta-feira, das 16h às 22h, e de sexta a domingo, das 14h às 22h)
– Mais uma viatura da PM nos finais de semana;
– Mais uma viatura da Oplit nos finais de semana.
– Efetivo de equipes especializadas reforçando o patrulhamento (Tropa de choque, Rotan e Bope)
– Mais equipes de patrulhamento com motos (sexta e sábado)