Dinheiro esquecido: brasileiros ainda podem resgatar mais de R$ 8 bilhões

 

Cerca de R$ 8,35 bilhões “esquecidos” ainda estão disponíveis para saque no Sistema de Valores a Receber (SVR), segundo dados do Banco Central (BC) publicados nesta sexta-feira (5). Mais de R$ 7,12 bilhões já foram devolvidos aos brasileiros.

Do total ainda a receber, a maior parte deve ser destinada a pessoas físicas. São 41,28 milhões de beneficiários. Essa parcela deve receber R$ 6,49 bilhões

A quantidade de beneficiários da categoria “pessoa jurídica” chega a 3,34 milhões. Este grupo deve receber R$ 1,86 bilhão.

Segundo dados do BC, 63,60% são valores de até R$ 10, enquanto 1,77% dos valores esquecidos são acima de R$ 1.000,01.

Até R$ 10 – 63,60%

Entre R$ 10,01 e 100 – 24,86%

Entre 100,01 e 1.000 – 9,77%

Acima de R$ 1.000,01 – 1,77%

Os bancos representam mais da metade das instituições com dinheiro “esquecido”, com mais de R$ 4,81 bilhões.

Confira passo a passo para a retirada do dinheiro

Passo 1: Acessar o site Valores a Receber na data e no período de saque informado na primeira consulta. Quem esqueceu a data pode repetir o processo.

Passo 2: Fazer login com a conta Gov.br (nível prata ou ouro).

Se o usuário ainda não tiver conta nesse nível, deve fazer logo o cadastro ou aumentar o nível de segurança (no caso de contas tipo bronze) no site ou no aplicativo Gov.br.

O BC aconselha o correntista a não deixar para criar a conta e ajustar o nível no dia de agendar o resgate.

Passo 3: Ler e aceitar o termo de responsabilidade.

Passo 4: Verificar o valor a receber, a instituição que deve devolver o valor e a origem do valor a receber.

O sistema poderá fornecer informações adicionais, se for o caso. A primeira etapa da consulta só informava a existência de valores a receber, sem dar detalhes.

Passo 5: Clicar na opção indicada pelo sistema:

“Solicitar por aqui”: para devolução do valor por Pix em até 12 dias úteis.

O usuário deverá escolher uma das chaves Pix, informar os dados pessoais e guardar o número de protocolo, caso precise entrar em contato com a instituição.

“Solicitar via instituição”: a instituição financeira não oferece a devolução por Pix. O usuário deverá entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar com a instituição a forma de retirada: Transferência Eletrônica Disponível (TED) ou Documento de Crédito (DOC).

 

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