MDB e PT pacificam pré-candidaturas
Em clima de paz e reconciliação, o governador Paulo Dantas (MDB), esteve reunido com lideranças petistas na última segunda-feira (1°) para discutir eleições em Maceió. No palácio República dos Palmares, o chefe do Poder Executivo recebeu o deputado federal Paulão (PT) e o presidente estadual do partido, atualmente pré-candidato a prefeito da capital, Ricardo Barbosa (PT).
Já o MDB, tem como pré-candidato à prefeitura, o deputado federal Rafael Brito. Nas últimas semanas a relação entre os dois partidos parecia estar estremecida, por conta da insistente tentativa do MDB em formar uma aliança na campanha para a prefeitura de Maceió e ter um petista como vice na candidatura de Rafael Brito.
Além do tempo de TV, Brito seria beneficiado com o apoio do presidente Lula. Paulão chegou a dar declarações sobre o assunto reafirmando a candidatura própria, mas a novela continuou até que na última semana eles voltaram a aparecer juntos em agendas no interior.
Em suas redes sociais, Paulão relatou a ida ao Palácio como positiva, sem entrar em detalhes. “Nesta segunda-feira [1°], junto com o companheiro Ricardo Barbosa, tivemos uma reunião com o governador Paulo Dantas. Em nossa pauta, o cenário eleitoral de Maceió. Foi uma conversa republicana, legítima e respeitosa, entre aliados do campo democrático”.
Na avaliação de Barbosa, foi um momento de reafirmar a parceria. “A conversa foi ótima! Não temos ‘novidades’. Há uma compreensão mútua de que nosso adversário é JHC e da legitimidade das candidaturas do MDB e da nossa (PT/PV/PCdoB/PSOL/REDE) de fazer esse debate no primeiro turno, reconhecendo o fato de estarmos no mesmo campo da luta que restou elegendo Lula e Paulo Dantas”.
Ainda segundo o presidente do PT, a iniciativa partiu dos dois lados. “Quero parabenizar o governador pela postura democrática ao nos receber e discutir as eleições em Maceió. Mesmo com candidaturas distintas, nossa troca de ideias e compromissos mútuos reforçam a importância do diálogo e da colaboração para um futuro melhor para Maceió e Alagoas”.
A reunião desta semana esclarece que está tudo bem e cessa de vez as especulações sobre uma possível ruptura ou entrega de cargos por parte do PT na estrutura do Governo do Estado.
Em entrevista à Tribuna Independente, na semana passada, Paulão já negava essa possibilidade. “Em nenhum momento houve estranhamento. O governador nunca tratou desse assunto conosco. A imprensa estava especulando, e por isso eu respondi em uma entrevista quando perguntado. A relação continua com normalidade. O PT apoia Paulo Dantas e Paulo Dantas apoia Lula”.