Brasil é a maior nação do mundo a descriminalizar maconha para usuário

 

 

Com uma extensão territorial de 8.514.876 Km² e 203.062.512 habitantes, o Brasil se tornou, na terça-feira (25/6), a maior nação do mundo a descriminalizar o uso pessoal da maconha. Após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), o porte de 40g ou seis plantas fêmeas da planta separam usuário de traficante.

A maconha é o entorpecente ilícito mais usado do mundo. É o que afirma o Relatório Mundial sobre Drogas, das Nações Unidas (ONU), de 2021. São estimados 219 milhões de usuários da substância, número que equivale a 4,3% da população adulta global. Só no Brasil cerca de 1,5 milhões de pessoas consomem maconha todos os dias, de acordo com o Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas pela População Brasileira.

Atualmente, apenas oito países flexibilizaram leis que legalizam o uso da cannabis. A Alemanha foi a última a entrar nessa lista: desde 1º de abril deste ano, os alemães maiores de 18 anos podem, legalmente, carregar até 25 gramas de maconha em espaços públicos para uso próprio.

Já o Uruguai foi o primeiro país do mundo a legalizar totalmente o uso recreativo da maconha, em 2013. Na União Europeia (UE), Malta foi o Estado pioneiro, em 2021

 

Veja no mapa o Mapa Mundi da legalização da maconha:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *