Fiação de poste cai em trailer na Jatiúca e homem fica impedido de sair

Uma fiação de um poste caiu em cima de uma barraca de comercialização de chaves e um homem ficou impedido de sair dela por riscos de choque elétrico. O caso ocorreu no final da tarde desta sexta-feira (21), na Avenida Engenheiro Paulo Brandão Nogueira, no bairro da Jatiúca.

Até à noite de hoje, o Corpo de Bombeiros estava no local para realizar o resgate e eliminar os riscos recorrentes da rede elétrica.

Ao todo, a corporação enviou uma viatura com quatro militares. O órgão informou que o homem ficou dentro da barraca por recomendação, como medida de segurança, para evitar acidentes.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, esse é o procedimento correto. “Como o fio está encostando na “carcaça” de ferro da barraca, [a corrente] passa para ela sim. A energia desce pela barraca e vai pra o chão, que também pode estar energizado porque não dá para ver direito se há pneus sob a barraca isolando”, afirma o órgão, que complementa:

“De qualquer forma, ele está protegido lá dentro pelo efeito que se chama de gaiola de Faraday. A energia escoa até o chão mas não pega em quem está dentro. Mesma coisa que acontece nos carros. A orientação nesses casos e esperar a energia ser desligada. O bombeiro só intervém se houver alguma emergência com a vítima”, informou o Corpo de Bombeiros.

A Equatorial Alagoas informou também que recebeu o chamado da ocorrência às 17h28 e tão logo foi acionada para a ocorrência de cabo partido enviou equipe ao local. Ao chegar no local, imediatamente eliminou a situação de risco, iniciou o reparo da rede e concluiu os serviços às 20h.

“Em situações como essas, a Distribuidora orienta que a atitude mais correta é se manter dentro do trailer, já que o ambiente estava mais seguro e protegido, semelhante ao que ocorrer em casos de fio partido em cima de veículos automotivos. A recomendação é sempre ficar dentro do carro, chamar o Corpo de Bombeiros pelo 193 e a Equatorial.Para acionar a Equatorial, o chamado deve ser feito pelo número 08000820196. A ligação é gratuita e pode ser originada a partir de celular”, orientou a empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *