Mulher desenvolve alergia após colocar extensão de cílios postiços
Apesar de serem muito comuns, as extensões de cílios não são completamente seguras. A cabeleireira Haley Dean, de Nashville, nos Estados Unidos, era acostumada a fazer o procedimento há anos, mas acabou desenvolvendo uma alergia ao produto e ficou com o rosto completamente inchado.
“Coloquei uma extensão de cílios e estava me sentindo muito bonita. Mas passei a sentir coceira e começou a inchar um pouco. Por isso, retirei os fios”, conta Haley em um vídeo publicado no Tik Tok.
Porém, mesmo sem a extensão, a cabeleireira acordou no outro dia com os olhos muito inchados. Em pânico, ela correu para o atendimento de emergência e descobriu que tinha desenvolvido uma alergia aos cílios postiços.
Haley precisou tomar uma injeção e uma série de remédios para tratar a reação alérgica e se recuperou completamente.
Cílios postiços
Os cílios postiços são pequenas fibras semelhantes a cabelos usados para valorizar o olhar e a maquiagem, proporcionando mais volume e alongamento aos cílios naturais.
Eles podem ser sintéticos, de seda ou de vison e são aplicados exclusivamente para fins cosméticos. Idealmente, duram entre seis e oito semanas e podem cair naturalmente ou ser removidos com um limpador que quebra o adesivo.
No entanto, os cílios postiços podem acumular sujeira e oleosidade, se tornando um terreno fértil para infecções. Além disso, a cola geralmente contém produtos químicos que podem irritar a pele.
O procedimento pode causar desde alergias até inflamações oculares como ceratite e conjuntivite tóxica, provocadas pelo contato da cola de cílios postiços com os olhos. A aplicação também pode deixar os olhos secos e provocar a queda dos cílios naturais.
A professora assistente da Weill Cornell Medicine Ashley Brissette disse em entrevista ao portal Daily Mail que a utilização dos cílios pode fazer com que as populações de ácaros que vivem na pele cresçam rapidamente.
“Quando seus cílios estão limpos, esses ácaros são relativamente escassos. Mas eles gostam de se alimentar de bactérias e, quando recebem mais para comer, seu número pode aumentar e causar estragos nos cílios naturais”, conta.