Defesa Civil Nacional reconhece emergência em Jequiá devido às chuvas

 

 

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nessa terça-feira (4), a situação de emergência no município de Jequiá da Praia, no Litoral Sul de Alagoas, devido às chuvas.

Em maio, a prefeitura do município decretou situação de emergência pelos prejuízos causados pelo temporal, como alagamentos de ruas, residências e prédios públicos e privados, inundações, deslizamento de terra e erosões, além da interrupção de alguns serviços essenciais.

Lá, 89 pessoas foram afetadas diretamente pelas chuvas. Deste total, 12 ficaram desabrigadas e 32 desalojados (instaladas na casa de parentes). Os demais tiveram as residências atingidas pela inundação, mas não precisaram sair.

Com a medida reconhecida pelo Governo Federal, o município está apto a solicitar recursos da União para ações de defesa civil.

Além de Jequiá, mais oito cidades tiveram a emergência reconhecida. Entre eles, Chorrochó e Juazeiro, na Bahia; Boa Saúde, São Pedro e Sítio Novo, no Rio Grande do Norte, e Altinho, em Pernambuco, tiveram o reconhecimento devido à estiagem.

No Sul do País, Ponta Grossa e Tupãssi, no Paraná, receberam o reconhecimento de situação de emergência em razão do aumento no número de casos de dengue.

Como solicitar recursos

A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *