Um homem foi vítima de um golpe do PIX durante a semana na cidade de União dos Palmares, na região da Zona da Mata de Alagoas. A vítima, identificada como Reginaldo, relatou ter recebido uma ligação de um homem que se apresentou como Rafael, supostamente funcionário da Ambev. Rafael informou que Reginaldo havia sido contemplado pela empresa e ganharia um freezer.
Segundo Reginaldo, o golpista parecia conhecer detalhes de seus hábitos de consumo e tinha acesso aos seus dados pessoais, o que contribuiu para a veracidade do golpe. Sem desconfiar, Reginaldo foi instruído a baixar um aplicativo da Ambev para realizar um cadastro necessário para receber o freezer.
“Ele pediu R$ 2,50 para fazer o cadastro. Quando eu fiz o PIX, ele disse: ‘e aí, já fez?’. Eu disse que sim, e ele falou: ‘então, o senhor aguarda um minutinho, que eu estou fazendo o seu cadastro’. Ele começou a mexer em um computador, creio eu. E aí meu celular apagou, resetou geral. Apagou minhas fotos, músicas, tudo, tudo. Ficou zerado o meu celular”, relembra Reginaldo.
Após o incidente, Reginaldo teve que reinstalar todos os aplicativos em seu celular, inclusive o de seu banco. Foi nesse momento que ele percebeu que o golpista havia clonado seus dados e retirado R$ 380 de sua conta.
Reginaldo procurou a instituição bancária na tentativa de recuperar o valor roubado, mas foi informado de que o banco não poderia fazer nada para ajudá-lo.