Cetamina: o que é a droga associada à morte de Djidja, ex-sinhazinha

 

A principal linha de investigação da Polícia Civil de Manaus aponta que a morte da ex-sinhazinha do Boi Garantido, Djidja Cardoso, ocorreu devido à overdose provocada pelo uso de cetamina, substância também conhecida como ketamina ou quetamina.

Na última quinta-feira (30), a mãe e o irmão de Djidja foram presos acusados de conduzirem rituais em torno da droga, que tem propriedades anestésicas e alucinógenas. De acordo com a polícia, foram encontradas ampolas de cetamina, seringas e agulhas em unidades dos salões de beleza da família de Djidja Cardoso.

A cetamina é um medicamento da classe dos anestésicos com venda e uso controlado. Mais recentemente, vem sendo usada em dosagens baixas e com supervisão para tratar depressão severa. A droga também é usada de maneira ilegal como alucinógeno durante festas e baladas.

No Brasil, o uso da cetamina contra a depressão foi aprovado em novembro de 2020 pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O protocolo de tratamento exige que a droga seja administrada em um hospital ou clínica especializada na presença de um profissional da saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *