Ator Erom Cordeiro interpreta Graciliano Ramos no teatro e visita Casa Museu em Palmeira dos Índios


O ator Erom Cordeiro(ex globo e está atualmente na Record) visitou a Casa Museu Graciliano Ramos.


O ator está fazendo o papel do escritor no teatro no Rio de Janeiro e solicitou agendamento para ampliar seus estudos e conhecimentos.

Erom Cordeiro, de Elas Por Elas, vai dar vida ao escritor Graciliano Ramos (1892-1953) em Chego até a Janela e não Vejo o Mundo, espetáculo que chega ao palco do Itaú Cultural, na Av. Paulista, em São Paulo, no dia 28 de março. A montagem narra o encontro entre o escritor e a médica psiquiatra Nise da Silveira (1905-1999) durante o tempo que ficaram presos no período do Estado Novo de Getúlio Vargas (1882-1954).

Escrita pelos jornalistas Gabriela Mellão e João Wady Cury, a obra foi gestada a partir de um exercício entre os autores. Durante a pandemia, Mellão e Cury se corresponderam como se fossem Ramos e Silveira em cartas que pretendiam mergulhar na psique destas duas personagens. Daí nasceu a dramaturgia que chega à cena dirigida pelos autores.

Chego até a Janela e não Vejo o Mundo flagra as duas personagens em momentos distintos de sua trajetória. Ramos já era um escritor com reconhecimento por ter publicado obras como Caetés(1933) e São Bernardo (1934) quando foi para a prisão em 1936. Sua obra mais conhecida, Vidas Secas, só seria publicada em 1938.

Já Nise da Silveira, vivida em cena por Simone Iliescu, após concluir a especialização em psiquiatria, trabalhava no Serviço de Assistência a Psicopatas e Profilaxia Mental do Hospício Nacional de Alienados.

Ambos foram presos por um possível envolvimento com a Intentona Comunista que visava derrubar a ditadura Vargas. Após deixarem a prisão, Ramos publicou títulos como Angústia (1936) e Infância (1945), além de narrar suas memórias durante o período, reunidas em Memórias do Cárcere (1953), relato incompleto do período e publicado postumamente. Já Silveira se escondeu no interior da Bahia e só retornou às atividades em 1944.

O espetáculo Chego até a Janela e não Vejo o Mundo cumpre temporada de 28 de março a 14 de abril, com sessões de quinta-feira a sábado às 20h e domingos e feriados às 19h. Os ingressos são gratuitos e precisam ser reservados pelo site oficial do Itaú Cultural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *