Ufal participa de debate sobre plano diretor de Maceió e mobilidade urbana

 

A Frente Parlamentar pelos Centros Urbanos, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea/AL) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promovem o evento “Diálogos: centros urbanos 2024”, na próxima segunda-feira (27) a partir das 14h30, no Auditório do Crea, situado na Rua Osvaldo Sarmento, 22, no bairro do Farol. O evento terá dois painéis de debates sobre os desafios e as propostas de ação para requalificar, de forma sustentável e eficiente, os centros urbanos.

Na abertura, serão apresentados objetivos e programação do evento para destacar a importância da parceria da Frente Parlamentar com as instituições alagoanas. Vão estar à frente da cerimônia o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, o deputado federal Rafael Brito, secretário-geral de Articulação da Frente Parlamentar, Gabriela Sabino, secretária executiva da Frente Parlamentar, e a presidente do Crea/AL, Rosa Tenório.

Serão dois painéis de debates sobre Mobilidade Urbana, Plano Diretor de Maceió, Mobilidade Inclusiva e Sustentável e atuação da Frente Parlamentar.

O primeiro painel vai abordar Mobilidade Urbana em Maceió, com a participação da arquiteta Sônia Rijo Costa de Barros Correia; o secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão; o representante da Sociedade Movimento, Renan Silva; Ana Paula Vilaça, chefe de gabinete do Centro Histórico da Prefeitura de Recife; e o arquiteto, urbanista e professor da Ufal, Dilson Ferreira.

O objetivo de trazer essa temática é abordar o diagnóstico da mobilidade urbana de Maceió, considerando os conhecimentos acadêmicos, principais conceitos, perspectivas e iniciativas bem ou mal sucedidas, mobilidade sustentável, economia de transportes, caminhabilidade e apresentar alternativas e soluções inovadoras para os principais problemas abordados.

No segundo painel, Isadora Padilha de Holanda Cavalcanti, fundadora do Instituto para o Desenvolvimento das Alagoas (Ideal), vai mediar as apresentações do presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/AL), Pablo Fernandes; da arquiteta, urbanista e professora da Ufal, Regina Dulce; do arquiteto e urbanista Airton Rocha Omena Júnior e de Ana Paula Acioli, arquiteta e urbanista. O objetivo é analisar o Plano Diretor de Maceió e suas implicações para a cidade, considerando o desenvolvimento sócio-espacial-ambiental do município, o desenvolvimento local e regional e o planejamento urbano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *