Rajada de vento derruba palco e nove pessoas morrem em comício

 

Ao menos nove pessoas morreram e outras 70 ficaram feridas na noite desta quarta-feira (22) no estado de Nuevo León, no norte do México, depois que uma estrutura desabou durante um evento de campanha do partido Movimento dos Cidadãos, informou o jornal local Reforma. Uma criança está entre os mortos.

O candidato presidencial do partido, Jorge Alvarez Maynez, disse nas redes sociais que uma rajada de vento causou o colapso do palco do evento na cidade de San Pedro Garza Garcia, perto do centro industrial de Monterrey.

Maynez disse que está bem depois de ser levado a um hospital local, mas que membros de sua equipe ficaram feridos.

Maynez afirmou que ficará no local até que o último ferido seja levado a um hospital. Ele cancelou os eventos de campanha que estavam previstos para esta quinta-feira (23).

O evento era o encerramento de campanha da candidata do Movimento Cidadão à prefeitura de San Pedro, Lorenia Canavati, que era acompanhada por Máynez. Candidatos ao Senado e à Câmara dos Deputados também estavam no comício.

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, lamentou o acidente e disse que, além das nove mortes, havia dezenas de feridos no local.

“Abraço familiares, amigos das vítimas e apoiadores do partido. Estamos atentos”, disse.

Vídeos divulgados pela mídia local mostram o momento em que uma tela gigante desaba sobre Maynez e outros membros do partido Movimento Cidadão.

O governador de Nuevo León, Samuel García, disse que estão sendo registradas trovoadas, com ventos fortes e chuvas intensas na área.

Em um vídeo compartilhado nas redes sociais na noite desta quarta, Garcia alertou os moradores para ficarem em casa em meio a fortes tempestades na região, citando o clima como uma contribuição para o acidente.

O deputado Javier González Alcántara, do Movimento Cidadão, declarou ao canal Televisa que as equipes de resgate conseguiram retirar os feridos que estavam debaixo do palco, que foram levados para vários hospitais.

José Juan, que compareceu ao comício, relatou como a estrutura desabou de maneira repentina sobre os candidatos e o público. “Desabou de repente, me atingiu na cabeça e eu desmaiei. O restante foi pura histeria, puro pânico”, declarou à Televisa.

Máynez está em terceiro lugar nas eleições presidenciais do México marcadas para 2 de junho. Ele está muito atrás da candidata do partido que está no poder, Claudia Sheinbaum, e do segundo colocado, Xochitl Galvez, que representa uma ampla coalizão de oposição.

Galvez ofereceu condolências às famílias das vítimas em uma postagem nas redes sociais, ao mesmo tempo que expressou solidariedade ao seu concorrente Maynez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *